PUBLICIDADE

Ao vivo: BBC realiza debate sobre soluções contra 'fake news' no Brasil

Com abertura do diretor do World Service Group, Jamie Angus, seminário Beyond Fake News - Em Busca de Soluções aposta em enfoque construtivo para a crise da desinformação.

12 mar 2019 - 07h11
(atualizado às 08h42)
Compartilhar
Exibir comentários

https://www.youtube.com/watch?v=gRRQOakdTVg

Foto: BBC News Brasil

A BBC News Brasil realiza, a partir das 08h30 (hora de Brasília) nesta terça-feira (12/03), o seminário Beyond Fake News - Em Busca de Soluções, para discutir o avanço da desinformação no Brasil e no mundo.

O projeto Beyond Fake News é realizado pelo Serviço Mundial da BBC, que transmite conteúdo em mais de 40 idiomas ao redor do mundo. O Brasil é o quarto país a receber a iniciativa, que já foi realizada na Índia, no Quênia e na Nigéria.

O evento - gratuito e aberto ao público - está sendo realizado no auditório do Centro Brasileiro Britânico, em São Paulo.

A fala de abertura ficou a cargo do diretor do World Service Group, Jamie Angus, e o evento tem representantes da academia, das redes sociais, do Jornalismo e da Educação.

À tarde, entre 14h e 16h, a BBC News Brasil realiza um workshop sobre leitura crítica de notícias (media literacy) para professores como parte de uma nova iniciativa divulgada no evento. Assista, abaixo, aos vídeos apresentados nesse workshop.

O seminário da manhã pode ser acompanhado ao vivo pelo canal de YouTube da BBC News Brasil.

Seminário BBC Beyond Fake News - Em Busca de Soluções

Data: 12 de março, das 8h30 às 14h

Local: Centro Brasileiro Britânico (rua Ferreira de Araújo, 741, Pinheiros), em São Paulo

Programação (sujeita a alterações):

8h00 - 8h30: Recepção e café da manhã

8h30 - 9h20: O alcance da crise da desinformação no mundo e as iniciativas da BBC para combatê-la em diversos países, com Jamie Angus, chefe do World Service Group da BBC (em inglês, com tradução simultânea)

9h20 - 10h00: Quando conteúdo falso vira questão de vida ou morte, com a educadora paraense Lilia Melo, vencedora do prêmio Professores do Brasil, e o jornalista Rene Silva, criador e editor do jornal comunitário Voz das Comunidades, no Rio de Janeiro

10h00 - 10h30: O papel das autoridades contra a desinformação, com Humberto Jacques, vice-procurador-geral eleitoral

10h30 - 10h50: BBC News Brasil lança sua iniciativa de alfabetização midiática e leitura crítica de notícias, com Silvia Salek, diretora de redação da BBC News Brasil

10h50 - 11h30: Intervalo e sessão interativa Blue Room. O Blue Room é formado por uma equipe de tecnologia da BBC internacional que estuda avanços, possibilidades e riscos da tecnologia no futuro da comunicação e da desinformação

11h30 - 13h10: Painel de discussão une educadores e jornalistas: Há uma crise de confiança na imprensa? Por onde passam as soluções? Quais as novas formas de se conectar com o público? Qual o papel da educação para promover a capacidade de leitura crítica das informações? - Com Claudia Costin, diretora do CEIPE-FGV - Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais; Octávio Guedes, jornalista da GloboNews; Nathalia Arcuri, criadora do canal Me Poupe! no YouTube; Camila Marques, responsável pelas estratégias digitais da Folha de S. Paulo; e Yasodara Córdova, pesquisadora-sênior sobre desinformação e dados na Digital Harvard Kennedy School

13h10 - 13h15: Conclusões finais

13h15 - 14h00: Segunda sessão com Blue Room - a equipe de tecnologia da BBC internacional mostrará avanços, possibilidades e perigos da tecnologia no futuro da comunicação e da desinformação.

Atenção: Só será permitida a entrada de participantes que tenham feito a inscrição nos links acima e que estejam portando documento com foto.

A entrada de participantes será limitada à lotação máxima do auditório.

Assista aos vídeos do workshop do seminário:

https://www.youtube.com/watch?v=hqv_VMPafSI&feature=youtu.be

https://www.youtube.com/watch?v=ZvGLQuw4GM0&feature=youtu.be

BBC News Brasil BBC News Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC News Brasil.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade