PUBLICIDADE

Política

Braga Netto fica 'pendurado' após CPI adiar convocação

Nos bastidores, senadores querem deixar o general com receio de uma investigação que está longe de sair do radar e pode prejudicar o governo

3 ago 2021 - 16h08
(atualizado às 16h23)
Compartilhar
Exibir comentários
Walter Braga Netto ao lado de Jair Bolsonaro durante evento em Brasília
REUTERS/Adriano Machado
Walter Braga Netto ao lado de Jair Bolsonaro durante evento em Brasília REUTERS/Adriano Machado
Foto: Reuters

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid, no Senado, adiou nesta terça-feira, 3, a decisão de convocar o ministro da Defesa, general Walter Braga Netto, para prestar depoimento.

O senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE) retirou o requerimento de pauta e informou que vai refazer o pedido e apresentá-lo novamente. Nos bastidores, senadores querem deixar Braga Netto com receio de uma investigação que está longe de sair do radar da CPI e pode prejudicar ainda mais o governo de Jair Bolsonaro.

"Braga Netto coordenava Saúde, Justiça e Segurança Pública, Defesa, Relações Exteriores, Economia, Cidadania, Mulher, Família, Direitos Humanos, Secretaria-Geral da Presidência, Secretaria de Governo, GSI, AGU, CGU, Banco Central, Anvisa, Banco do Brasil, Caixa Econômica e BNDES", enumerou Vieira. "Esse cidadão, sentado na cadeira, coordenava as ações de todos esses órgãos. Se esse cidadão não precisa ser ouvido numa CPI que investiga ações e omissões do governo federal, tenho dúvida de quem precisa".

Braga Netto é um dos ministros mais próximos do presidente Jair Bolsonaro. Como revelou o Estadão, o presidente da Câmara, Arthur Lira (Progressistas-AL), recebeu dele um duro recado no último dia 8, por meio de um interlocutor político. Na ocasião, o general pediu para comunicar, a quem interessasse, que não haveria eleições em 2022 sem aprovação do voto impresso, atualmente em tramitação na Câmara dos Deputados.

A mesma declaração foi dada publicamente por Bolsonaro várias vezes, tanto que, na noite desta segunda-feira, 2, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu abrir inquérito sobre as acusações sem provas feitas por ele contra o sistema eletrônico de votação e as ameaças às eleições de 2022. Além disso, o TSE pediu que o Supremo Tribunal Federal inclua Bolsonaro no inquérito das fake news, em tramitação na Corte. O ministro Alexandre de Moraes deve decidir ainda nesta terça-feira sobre o assunto.

Na primeira sessão presencial da CPI após o recesso, Alessandro Vieira defendeu a necessidade de ouvir o depoimento de Braga Netto. Os senadores governistas reagiram à possível convocação de Braga Netto e, nessa empreitada, foram acompanhados por Eduardo Braga (MDB-AM) e Otto Alencar (PSD-BA).

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Publicidade