PUBLICIDADE

Bolton diz que advertiu Rússia contra interferência nas eleições deste ano nos EUA

23 ago 2018 - 12h37
Compartilhar
Exibir comentários

John Bolton, conselheiro de segurança nacional do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta quinta-feira que advertiu Moscou contra qualquer interferência nas eleições norte-americanas de novembro, durante conversas com o chefe do Conselho de Segurança Nacional da Rússia, Nikolai Patrushev.

Assessor de segurança nacional dos Estados Unidos, John Bolton, durante coletiva de imprensa em Genebra, na Suíça 23/08/2018 REUTERS/Denis Balibouse
Assessor de segurança nacional dos Estados Unidos, John Bolton, durante coletiva de imprensa em Genebra, na Suíça 23/08/2018 REUTERS/Denis Balibouse
Foto: Reuters

Bolton disse que também discutiu com Patrushev a possibilidade de reforçar as sanções econômicas contra o Irã e a retirada da presença iraniana da Síria.

"Eu deixei claro que não iremos tolerar interferência (eleitoral) em 2018 e que estamos preparados para tomar os passos necessários para impedir que isso aconteça", disse Bolton em coletiva de imprensa, após mais de cinco horas de conversas com Patrushev em Genebra.

Os Estados Unidos já impuseram sanções econômicas contra a Rússia por sua suposta interferência na eleição presidencial de 2016. Moscou nega as alegações.

Bolton disse que a questão sobre a interferência eleitoral impediu que os dois lados emitissem um comunicado final conjunto.

Em relação ao Irã, Bolton disse que após a decisão dos Estados Unidos de se retirar do acordo internacional de 2015 que visava reduzir o programa nuclear de Teerã, o objetivo do governo Trump é "colocar pressão máxima sobre o regime" ao tornar as sanções mais extensivas e efetivas.

Falando sobre o papel do Irã no conflito da Síria, Bolton disse: "Nosso objetivo é que todas as forças iranianas retornem ao Irã... E falamos sobre uma variedade de maneiras de como isso pode ser alcançado em uma série de etapas."

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade