PUBLICIDADE

Black In Tech + Perifatec: evento visa levar educação tecnológica à periferia

O primeiro evento de tecnologia voltado a jovens da periferia acontece de julho a agosto

15 jul 2021 11h33
| atualizado às 11h51
ver comentários
Publicidade
Black In Tech + Perifatec pretende levar educação tecnológica aos jovens da periferia!
Black In Tech + Perifatec pretende levar educação tecnológica aos jovens da periferia!
Foto: Shutterstock / Alto Astral

Você já parou para pensar sobre o quanto a tecnologia impacta o seu dia a dia? Ou então sobre o poder que ela pode ter de resolver problemas de impacto social na região onde você vive? 

Pensando nessas e outras questões, nos dias 17 de julho e 14 de agosto, acontece o Black In Tech+Perifatec, primeiro evento de educação tecnológica voltado às periferias.

Promovido pela parceria entre o Grupo de Afinidade Afro da IBM Brasil, empresa centenária no ramo da tecnologia, e o Perifatec, coletivo de jovens da periferia de São Paulo e Região Metropolitana do ABC, o evento gratuito tem o objetivo de capacitar jovens e empreendedores periféricos nas áreas da tecnologia.

Durante os dois dias de evento, serão ministradas mais de dez oficinas voltadas ao desenvolvimento pessoal e profissional dos participantes. Na programação, estão previstas atividades introdutórias sobre educação financeira, empreendedorismo social, programação back-end e front-end, criação e desenvolvimento de marca pessoal, UX design e criação de currículo no Linkedin.

As aulas serão transmitidas ao vivo pelo Youtube. E, além disso, também serão ofericidos conteúdos complementares às oficinas na plataforma de educação Open P-Tech da IBM. 

Segundo Luís Nascimento, co-fundador do Perifatec, a iniciativa parte da vontade em comum das duas organizações em explorar os usos da tecnologia como um impulsionador social, rompendo com as barreiras sociais, raciais e de classe que separam as periferias brasileiras do desenvolvimento tecnológico amplo, trazendo a sabedoria e a potência periférica para o centro do debate. 

Luís Nascimento é co-fundador do coletivo Perifatec./ Divulgação
Luís Nascimento é co-fundador do coletivo Perifatec./ Divulgação
Foto: Alto Astral

"O Black Tech + Perifatec é um espaço para estreitar relação da periferia com a tecnologia porque compreendemos que por muito tempo as periferias estiveram distantes desta pauta, seja por falta de acesso, aparatos tecnológicos ou até mesmo por falta de conhecimento e espaço no mercado de trabalho. Nós entendemos que ter acesso à tecnologia é ter poder de transformação. Queremos que as pessoas utilizem os conhecimentos que serão oferecidos no evento de forma positiva tanto para conseguir entrar na área de tecnologia, quanto para mudar as suas realidades e das suas quebradas", declarou o co-fundador do coletivo.

Maratona

Em setembro, o evento também contará com um hackathon, que terá como objetivo principal solucionar problemas enfrentados por empreendedores locais que buscam implementar alguma tecnologia em seus negócios. Os participantes da competição receberão orientações e mentoria de especialistas do time IBM Brasil e de profissionais das áreas de negócio e tecnologia de coletivos e organizações periféricas. 

O horário será divulgado no primeiro dia do Black In Tech + Perifatec.

Serviço

Quando: 17 de julho e 14 de agosto, das 8h45 às 14h

Onde: online, para jovens de todo Brasil

Valor: gratuito

Hackathon: o horário será divulgado no primeiro dia do Black In Tech + Perifatec

Alto Astral
Publicidade
Publicidade