PUBLICIDADE

Auxiliar de Guedes é forte candidato para presidir Petrobras, diz fonte

5 abr 2022 - 15h10
Compartilhar
Exibir comentários

O secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital, Caio Mario Paes de Andrade, surgiu como um forte candidato para liderar a Petrobras, depois que o consultor de energia Adriano Pires recusou a indicação do governo, disse um funcionário do governo à Reuters nesta terça-feira.

A Secretaria de Desburocratização é vinculada ao Ministério da Economia, comandado pelo ministro Paulo Guedes.

A fonte, que pediu anonimato para comentar as discussões privadas, disse que Guedes tem evitado participar ativamente do processo, mas apoia a indicação de Paes de Andrade por sua defesa de um setor público menor e mais eficiente. O ministro da Economia defende a privatização da Petrobras.

Paes de Andrade e o Ministério da Economia não quiseram comentar o assunto. O Ministério de Minas e Energia disse que está avaliando potenciais candidatos para liderar a Petrobras.

"No momento, estamos analisando perfis e não nomes", disse o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, à Reuters, preferindo não apontar um candidato.

O jornal O Globo antecipou na terça-feira que Paes de Andrade havia se tornado um provável candidato ao cargo de CEO da Petrobras.

Paes de Andrade, que tem mestrado pela Duke University e atualmente assessora Guedes em governança digital, havia sido cogitado para o cargo antes mesmo de Pires ser indicado presidente-executivo, segundo uma segunda fonte do governo.

Pires desistiu da indicação na segunda-feira, dizendo que não poderia conciliar seu trabalho de consultoria com a gestão da Petrobras.

Os jornais Valor Econômico e O Estado de S.Paulo também noticiaram nesta terça-feira que Paes de Andrade estava entre os cotados para o cargo.

De acordo com a reportagem do O Globo, que não cita fontes específicas, diversos ministros já estão apoiando Paes de Andrade para o cargo, e ele já teria sido entrevistado pelo ministro de Minas e Energia.

Questionado na segunda-feira sobre quem poderia ser escolhido para o cargo após a desistência de Pires, Guedes disse que "não tinha luz" para esclarecer o assunto.

A Petrobras disse em um comunicado na segunda-feira que ainda não recebeu nenhuma informação do Ministério de Minas e Energia sobre quem poderia substituir Pires.

As ações da Petrobras foram pouco alteradas no pregão desta terça-feira, enquanto o índice de ações Bovespa caía cerca de 1%.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade