PUBLICIDADE

Aumento de casos de coronavírus faz com que Havana volte ao lockdown

8 ago 2020 - 17h54
Compartilhar
Exibir comentários

Cuba colocou Havana novamente em um rígido lockdown neste sábado, depois de um ressurgimento de casos de coronavírus, ordenando que restaurantes, bares e piscinas fechem mais uma vez, suspendendo transporte público e proibindo o acesso à praia.

Cuba, considerada uma rara história de sucesso na América Latina pela maneira como lidou e conteve a pandemia de coronavírus, havia aliviado as restrições no mês passado, após os casos caírem para apenas um punhado por dia.

Mas eles voltaram a crescer aos níveis de abril ao longo das últimas duas semanas, com o Ministério da Saúde relatando 59 casos no sábado e dizendo que a situação pode se tornar "incontrolável" se as autoridades não agirem rapidamente.

O sistema gratuito de saúde, baseado nas comunidades, de Cuba recebeu o crédito, junto com medidas rígidas de isolamento dos doentes e seus contatos, pelo total de casos ter ficado abaixo de 2.900, com 88 mortes, em uma população de 11 milhões de pessoas.

As autoridades, porém, repreenderam cubanos por terem baixado a guarda depois que o lockdown foi aliviado, sem manter distância física ou usar máscaras adequadamente, obrigatórias em espaços públicos, e por se reunirem em grandes grupos.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade