PUBLICIDADE

Atibaia (SP) celebra retomada dos eventos presenciais

Presidente da Associação Hortolândia de Atibaia analisa a retomada dos eventos presenciais para a economia brasileira e para a Festa de Flores e Morango de Atibaia

18 ago 2022 - 14h16
Compartilhar
Exibir comentários

Pouco a pouco, o dia a dia das pessoas do Brasil e do mundo vem voltando a ter os contornos existentes antes da pandemia de Covid-19, que interrompeu, entre outros fatores, a realização de eventos presenciais. Apenas no primeiro ano da crise sanitária, o número de encontros virtuais aumentou 300%, segundo um levantamento da startup Even3.

Foto: DINO / DINO

Segundo o balanço, foram realizados mais de 34 mil eventos em um período de 12 meses - entre 2020 e 2021 - em sua plataforma, sendo que o YouTube liderou a preferência entre as plataformas de streaming. Em média, 2 mil eventos eram realizados ao mês, número que triplicou desde março de 2020 - período em que foram determinadas as medidas de confinamento e isolamento social -, chegando a 6 mil ativações a cada 30 dias.

Com a retomada dos encontros presenciais, uma projeção da Abrape (Associação Brasileira de Promotores de Eventos) estima que 590 mil atividades do gênero devem ser realizadas no país até o final do ano. O mercado é responsável por 4,32% do PIB (Produto Interno Bruto) nacional.

Paralelamente, dados do estudo "Tomada de Informações - Impacto Coronavírus em Viagens e Eventos Corporativos", conduzido pela Alagev (Associação Latino Americana de Gestão de Eventos e Viagens Corporativas), indicam que 64,77% das pessoas ouvidas pretendem participar de atividades virtuais, presenciais e híbridas em 2022. Inclusive, 42,67% dos entrevistados disseram que já estão envolvidos com encontros presenciais.

Para Nelson Takao Yoshida, presidente da Associação Hortolândia de Atibaia - cidade situada no interior de São Paulo, a 70 quilômetros da capital - a retomada dos eventos presenciais é positiva para a retomada econômica brasileira.

Com efeito, dados da Abrape mostram que o setor de eventos contempla 78 mil empresas - cerca de 8,1% do total de empreendimentos, que geram 112 mil vagas de empregos formais em todo o país. Segundo a entidade, 6,4 milhões de pessoas estão envolvidas em todo o hub setorial. Entre empregados, empregadores e MEIs (Microempreendedores Individuais), mais de 444 mil indivíduos atuam no segmento.

A receita anual do mercado chega a R$ 314,2 bilhões e é responsável por R$ 51,4 bilhões de impostos federais -  2,8% do total de impostos pagos no Brasil.

Festa de Atibaia participa da retomada dos eventos

Yoshida afirma que, para a organização da Festa de Flores e Morango de Atibaia, especificamente, a retomada dos eventos presenciais foi recebida com entusiasmo: "É uma alegria muito grande voltar a comemorar com o público a chegada da primavera, depois de dois anos sem o nosso tradicional evento, por conta da pandemia".

Em sua 40ª edição, a Festa de Flores e Morango de Atibaia é promovida pela Associação Hortolândia de Atibaia com o apoio da prefeitura. Este ano, o evento ocorre nas sextas, sábados e domingos entre os dias 2 a 25 de setembro e deve receber moradores e turistas no Parque Municipal Edmundo Zanoni, também na cidade.

Segundo o presidente da Associação Hortolândia de Atibaia, com a proximidade do fim do inverno e o consequente início da primavera, no dia 22 de setembro, cresce a expectativa para a retomada do evento: "Nossa perspectiva é esperançosa, esperamos que muitos visitantes prestigiem a festa  deste ano, como nas edições anteriores".

Yoshida destaca que ainda não se sabe qual será a reação do público diante do novo cenário. Até então, a maior parte dos visitantes comparecia à Festa de Flores e Morango de Atibaia com excursões que partiam de vários estados, chegando a 60% do público, segundo a entidade.

Para concluir, ele informa que está em curso um projeto de construção de um Parque Ecológico na cidade de Atibaia. "Com a paralisação dos eventos, as obras também tiveram que ser interrompidas, adiando sua inauguração e a possibilidade de levar o evento para esse mesmo local. O espaço novo tem uma área de 540 mil metros quadrados e o projeto é assinado pelo saudoso Ruy Ohtake", finaliza Yoshida.

Para mais informações, basta acessar: https://floresemorangos.com.br/

Website: https://floresemorangos.com.br/

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade