PUBLICIDADE

As notícias que você precisa saber para começar o seu dia

21 fev 2020 - 05h30
(atualizado às 07h36)
Compartilhar
Exibir comentários
Dudu comemora o gol da vitória.
Dudu comemora o gol da vitória.
Foto: Marco Galvão / FotoArena / Estadão Conteúdo

Saiba o que aconteceu de mais importante no Brasil e no mundo no fim de semana e comece o dia bem informado:

Atlético-MG luta, mas é eliminado; Palmeiras vence e Cruzeiro perde

Atlético-MG é eliminado da Sul-Americana.
Atlético-MG é eliminado da Sul-Americana.
Foto: João Guilherme / Agência I7 / Estadão Conteúdo

O Atlético-MG venceu o Unión Santa Fé por 2 a 0 nesta quinta-feira, mas não conseguiu avançar na Copa Sul-Americana. Depois de perder por 3 a 0 no jogo de ida, o Galo até começou bem no primeiro tempo da partida de volta, mas não conseguiu manter o nível no segundo e acabou eliminado. Mesmo com a eliminação, os atletas receberam aplausos da torcida, que encheu a Arena Independência. O Galo se despede de uma das principais competições do clube no ano e agora volta suas atenções na Copa do Brasil e no Campeonato Mineiro.

Pelo Campeonato Paulista, Dudu disputou sua 300ª partida com a camisa do Palmeiras e marcou o único gol da vitória sobre o Guarani, no Allianz Parque, pela 7ª rodada. Homenageado antes do duelo, o atacante jogou com o número 300 no uniforme e ainda perdeu um pênalti no segundo tempo. No Mineiro, o Cruzeiro chegou ao terceiro confronto seguido sem vencer ao perder por 2 a 0 para o Tombense, fora de casa, pela 6ª rodada. Rubens e Cássio Ortega marcaram em uma noite de domínio total do time de Tombos sobre a Raposa, que voltou a mostrar problemas na defesa e inoperância ofensiva.

Bolsonaro autoriza envio das Forças Armadas para o Ceará

22/01/2020
REUTERS/Adriano Machado
22/01/2020 REUTERS/Adriano Machado
Foto: Reuters

O presidente Jair Bolsonaro autorizou o emprego das Forças Armadas no Ceará, que enfrenta uma paralisação de policiais desde a terça-feira. Com isso, tropas do Exército poderão reforçar a segurança nas cidades. Na Região Metropolitana de Fortaleza houve registros de depredação de viaturas e ocupação de prédios. A instituição da Garantia da Lei e da Ordem (GLO) no Estado foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União nesta quinta-feira. "Acabei de assinar a GLO para Fortaleza. O governador (Camilo Santana) preencheu os requisitos", disse Bolsonaro a jornalistas ao chegar no Palácio da Alvorada. O período autorizado é de sexta-feira, 21, até o dia 28 de fevereiro. O Comando Militar do Nordeste será o responsável pela operação.

Vale sabia de falha em barragem desde 2003, diz comitê

Capacete com logo da Vale em meio a lama de barragem rompida em Brumadinho
13/02/2019
REUTERS/Washington Alves
Capacete com logo da Vale em meio a lama de barragem rompida em Brumadinho 13/02/2019 REUTERS/Washington Alves
Foto: Reuters

No mesmo dia em que divulgou seus resultados do quarto trimestre de 2019, a Vale disponibilizou também o relatório do Comitê Independente de Assessoramento Extraordinário formado para investigar o rompimento da barragem B1, em Brumadinho (MG), que deixou centenas de mortos. E segundo essa apuração, pelo menos desde 2003 a Vale tinha informações que indicavam a condições frágil da barragem, além de informações anteriores à aquisição da Ferteco, que operava a mina do local. Segundo o comitê, liderado pela ex-ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Ellen Gracie, em 2016 e 2017 foram realizados estudos que indicavam que a barragem estava em situação de fragilidade, "mas a área geotécnica da Vale ofereceu resistência quanto à aceitação dos resultados obtidos em 2017", diz o documento.

Perito vê sinais de tiro à queima-roupa em corpo de miliciano morto

Ex-capitão da PM Adriano Magalhães da Nóbrega, apontado como líder do grupo miliciano Escritório do Crime, foi morto neste domingo, 9
Ex-capitão da PM Adriano Magalhães da Nóbrega, apontado como líder do grupo miliciano Escritório do Crime, foi morto neste domingo, 9
Foto: Polícia Civil

O perito aposentado Francisco Moraes Silva, de 81 anos, contratado pela família do miliciano Adriano Magalhães da Nóbrega para acompanhar a nova necropsia feita na tarde desta quinta, no Instituto Médico-Legal do Rio, disse que o disparo que acertou o ex-capitão do BOPE no tórax tem características típicas de um tiro à queima-roupa. "É a típica marca em que a extremidade distal da arma encosta no tegumento (pele)", afirmou. Ex-diretor do IML do Paraná, o especialista está acompanhado de outros três peritos e um fotógrafo. Ele esclareceu que ainda não examinou o corpo e que sua análise foi feita com base em fotografias. "Esse crime, da forma como foi, é o mais importante dos últimos 20 anos", alegou.

Governo vai enviar reforma administrativa depois do Carnaval

Jair Bolsonaro e Paulo Guedes.
Jair Bolsonaro e Paulo Guedes.
Foto: Dida Sampaio / Estadão Conteúdo

O presidente Jair Bolsonaro afirmou, nesta quinta-feira, que a reforma administrativa deverá ser encaminhada ao Congresso somente após o feriado de carnaval. "Vamos deixar para depois do carnaval, né?", disse Bolsonaro, quando chegava ao Palácio da Alvorada. Mais cedo, em cerimônia no Palácio do Planalto, Bolsonaro disse que a reforma está "madura", embora ainda não esteja pronta. Ele também defendeu o atraso no envio da proposta ao Congresso. Segundo Bolsonaro, de nada adianta o governo enviar a matéria e depois ter que pedir modificações no texto aos parlamentares.

Veja também:

Idosos ocupam as ruas com bloco animado de Carnaval :
Fonte: Redação Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade