Script = https://s1.trrsf.com/update-1764790511/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Após operação da PF, Marcelo Caumo deve sair da Secretaria de Desenvolvimento Urbano nesta quinta-feira

Em nota oficial, secretário afirmou confiar na Justiça e negou qualquer irregularidade

13 nov 2025 - 07h33
Compartilhar
Exibir comentários

O secretário estadual de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, Marcelo Caumo (União Brasil), deve deixar o cargo nesta quinta-feira (13) após ser alvo de uma operação da Polícia Federal (PF) que apura supostas irregularidades no uso de recursos federais destinados à reconstrução após as enchentes de 2024. A investigação se refere ao período em que ele foi prefeito de Lajeado, entre 2017 e 2024. A operação, batizada de Lamaçal, apura o desvio de cerca de R$ 120 milhões e cumpriu 35 mandados de busca e apreensão, além do bloqueio de R$ 4,5 milhões em bens.

Foto: Divulgação / Porto Alegre 24 horas

Embora oficialmente Caumo alegue que deixará o cargo para se defender das acusações com tranquilidade, a decisão também tem peso político, já que o caso gerou desgaste à gestão de Eduardo Leite (PSD). O governador, que retorna de Belém após participar da COP30, deve se reunir com o secretário ainda hoje para definir a saída. Nos bastidores, integrantes do União Brasil e do próprio governo já tratam a substituição como certa, com possíveis nomes sendo avaliados para o posto.

Em nota oficial, Marcelo Caumo afirmou confiar na Justiça e negou qualquer irregularidade. "Sempre pautei minhas ações pela transparência e pela responsabilidade com o dinheiro público", declarou. Ele também disse que os valores apreendidos em um escritório do qual foi sócio não têm relação com o objeto da investigação. Caumo, que havia migrado do PP para o União Brasil no início deste ano, era cotado para disputar uma vaga na Assembleia Legislativa ou na Câmara Federal em 2026.

Porto Alegre 24 horas
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade