PUBLICIDADE

Após Charlottesville, Boston quer evitar violência em comício de "Liberdade de Expressão"

19 ago 2017 - 13h09
Compartilhar
Exibir comentários

Centenas de policiais estavam posicionados ao redor de um parque de Boston, onde um grupo pretende realizar um comício de "Liberdade de Expressão", com oradores de direita neste sábado, uma semana após uma mulher ser morta em um protesto de supremacia branca no estado da Virgínia.

Milhares de manifestantes contrários, que acreditam que o evento pode se tornar uma plataforma para propaganda racista, estão se concentrando a cerca de 3,2 quilômetros dali, com planos de marchar no comício.

As ruas ao redor do Boston Common ficaram um pouco congestionadas mais cedo neste sábado, enquanto cerca de 500 policiais faziam barricadas para evitar que veículos entrassem no parque, o mais antigo do país. Para manter os dois grupos separados, eles também colocaram um cordão ao redor do local do comício.

Os confrontos violentos da semana passada em Charlottesville, Virgínia, onde uma mulher foi morta em um atropeamento após batalhas sangrentas nas ruas, acentuaram tensões raciais já inflamadas por grupos de supremacia branca marchando mais abertamente em comícios pelos Estados Unidos.

Nacionalistas brancos convergiram na cidade universitária do Sul para defender a estátua de Robert E. Lee, que liderou o exército dos Confederados pró-escravidão durante a Guerra Civil, que terminou em 1865.

Um número crescente de líderes políticos norte-americanos tEm pedido a remoção de estátuas honrando os Confederados, com ativistas dos direitos civis acusando-as de promover o racismo. Defensores das estátuas argumentam que elas são um lembrete de sua herança.

A Duke University removeu a estátua de Lee da entrada de uma capela em seu campus de Durham, na Carolina do Norte, disseram autoridades no sábado.

Organizadores do comício deste sábado em Boston denunciaram a mensagem de supremacia branca e a violência em Charlottesville e disseram que seu evento seria pacífico.

"O ponto disso é ter um discurso político em todo o espectro, conservador, libertário, centrista", disse Chris Hood, morador de Boston de 18 anos que está entre a multidão de algumas dezenas de pessoas que pretende se juntar ao comício de Liberdade de Expressão.

A violência da semana passada gerou a maior crise doméstica até agora para o presidente Donald Trump, que provocou a ira no espectro político por não condenar imediatamente os nacionalistas brancos e por elogiar "pessoas boas" em ambos os lados da briga.

Além do comício de Boston e da contra-marcha, protestos também são esperados no Texas neste sábado, com o Black Lives Matter de Houston realizando um comício para remover um monumento do "Espírito dos Confederados" de um parque e ativistas de direitos civis em Dallas planejando um comício contra a supremacia branca.

Autoridades de Boston também pretendem colocar bloqueios de estrada para evitar ataques como o fatal realizado em Charlottesville por um homem com simpatias neo-nazistas contra manifestantes e uma série de ataques semelhantes por extremistas islâmicos na Europa, mais recentemente em Barcelona.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade