PUBLICIDADE

Anthony Fauci anuncia que vai deixar governo dos EUA em dezembro

22 ago 2022 - 19h18
(atualizado em 23/8/2022 às 06h06)
Compartilhar
Exibir comentários

Médico que ficou mundialmente famoso durante a pandemia de covid-19, Fauci, de 81 anos, serviu sob sete presidentes americanos. Ele lidera o Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas desde 1984.Anthony Fauci, diretor do Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas (NIAID) e principal conselheiro médico da Casa Branca, anunciou nesta segunda-feira (22/08) que deixará os dois cargos em dezembro, após mais de 50 anos de serviço público.

 "Depois de mais de 50 anos de serviço público, pretendo seguir a próxima fase da minha carreira enquanto ainda tenho muita energia e paixão", disse Fauci
"Depois de mais de 50 anos de serviço público, pretendo seguir a próxima fase da minha carreira enquanto ainda tenho muita energia e paixão", disse Fauci
Foto: DW / Deutsche Welle

Fauci, de 81 anos, é diretor do NIAID desde 1984 e a partir de 2020 se tornou o médico mais famoso dos EUA ao liderar os esforços do governo dos EUA para conter a pandemia de covid-19.

Ao longo da pandemia, Fauci, maior autoridade americana em questões epidemiológicas, participou de inúmeras entrevistas e conferências de imprensa para responder a perguntas e tentar combater a desinformação sobre a pandemia.

"Embora eu esteja deixando minhas posições atuais, não estou me aposentando", disse Fauci nesta segunda-feira. "Depois de mais de 50 anos de serviço público, pretendo seguir a próxima fase da minha carreira enquanto ainda tenho muita energia e paixão."

Fauci atuou sob sete presidentes dos EUA, entre eles Ronald Reagan (1981-1989) e, entre outros, o também republicano Donald Trump (2017-2021), com quem manteve notórias divergências sobre a estratégia de combate à pandemia.

Ao longo da sua carreira, Fauci lidou com diversas ameaças de doenças infecciosas, incluindo HIV/Aids, ebola, gripe aviária, zika e varíola dos macacos. Mais recentemente, ele se tornou um alvo regular de ataques da extrema direita americana por seu papel na promoção de vacinas e medidas de distanciamento para conter a covid-19.

No mês passado, o especialista em doenças infecciosas disse à agência de notícias Reuters que planejava se aposentar até o final do primeiro mandato de Joe Biden, mas que isso também poderia acontecer muito antes.

"Sei que o povo americano e o mundo inteiro continuarão se beneficiando da experiência do Dr. Fauci em tudo o que ele fizer a seguir", disse Biden em comunicado.

"Os Estados Unidos da América são mais fortes, mais resistentes e mais saudáveis por causa dele." Fauci também deixará o cargo de chefe do Laboratório de Imunorregulação do NIAID.

Fauci recebeu, em 2008, a Medalha Presidencial da Liberdade, a mais alta distinção civil dos Estados Unidos.

jps (Reuters, ots)

Deutsche Welle A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade