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Alemanha quer restringir coleta de dados pelo Facebook

7 fev 2019 - 13h45
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Unificação de dados recolhidos em diferentes plataformas, como Instagram, Whatsapp e sites externos, só pode ocorrer com consentimento expresso do usuário. Facebook afirma que vai questionar decisão na Justiça.O órgão antitruste da Alemanha, o Bundeskartellamt, quer restringir a coleta de dados pelo Facebook, argumentando que essa prática indiscriminada contribuiu para uma posição dominante de mercado da empresa americana no país.

Rede social tem posição dominante no mercado alemão
Rede social tem posição dominante no mercado alemão
Foto: DW / Deutsche Welle

Assim, o Bundeskartellamt afirmou nesta quinta-feira (07/02) que o Facebook não pode mais unificar os dados de seus usuários com os dados desses mesmos usuários obtidos em outras plataformas, como Instagram e Whatsapp, que pertencem ao Facebook.

Segundo a autoridade, o Facebook só poderá unificar dados de um usuário distribuídos em diferentes plataformas se o usuário concordar explicitamente com isso.

Tanto o Facebook como o Instagram e o Whatsapp poderão continuar coletando os dados de seus usuários. O que deve ser proibido é a unificação desses dados, salvo consentimento expresso. O mesmo vale para dados de sites externos que usam os botões de curtir e compartilhar do Facebook.

O Facebook não pode excluir das redes sociais os usuários que não derem o seu consentimento, determinou o órgão antitruste.

A rede social tem prazo de 12 meses para implementar as mudanças. Do contrário, poderá receber multas coercitivas mensais de até 10 milhões de euros.

Mas o Facebook já anunciou que vai recorrer na Justiça alemã. Se isso ocorrer, o efeito da atual decisão fica suspenso enquanto correr o processo. A empresa argumentou que o Bundeskartellamt é responsável por concorrência e não tem competência para decidir sobre proteção de dados.

Porém, do ponto de vista do órgão antitruste, a coleta de dados do Facebook em várias plataformas dá à rede social uma vantagem competitiva injusta em relação a seus concorrentes.

Observadores apontam que, mesmo que o Bundeskartellamt consiga impor sua interpretação, será difícil verificar se o Facebook está ou não unificando os dados recolhidos em diferentes plataformas.

AS/dpa/afp

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