PUBLICIDADE

Alemanha indenizará cônjuges de sobreviventes do Holocausto

2 jul 2019 - 10h14
Compartilhar
Exibir comentários

Até agora, pagamentos a judeus que sobreviveram ao nazismo cessavam quando estes morriam, deixando viúvos e viúvas sem importante fonte de renda. Dezenas de milhares de cônjuges devem ter direito a benefício.A partir de agora, viúvos e viúvas de sobreviventes do Holocausto poderão receber indenização do governo alemão, segundo a Associação de Reivindicações Materiais de Judeus contra a Alemanha (JCC, na sigla em inglês).

Por volta de 14 mil cônjuges de judeus sobreviventes devem ser beneficiados retroativamente
Por volta de 14 mil cônjuges de judeus sobreviventes devem ser beneficiados retroativamente
Foto: DW / Deutsche Welle

A entidade, sediada em Nova York, divulgou um comunicado nesta segunda-feira (1°/07) afirmando que Berlim concordou em continuar pagando pensão ao cônjuge do sobrevivente por até nove meses após a morte do parceiro ou parceira.

Por volta de 30 mil pessoas devem ter direito ao benefício estendido. Espera-se que 14 mil cônjuges recebam o pagamento retroativamente, disse Greg Schneider, negociador da organização JCC.

"Temos sobreviventes que há muitos anos têm apenas o suficiente para pagar as contas", disse Schneider. "Esses nove meses adicionais de pagamento ajudam a família deles a lidar com as novas circunstâncias."

Anteriormente, os pagamentos indenizatórios eram interrompidos com a morte do sobrevivente do Holocausto, o que muitas vezes deixava o cônjuge sem uma fonte importante de renda.

Desde 1952, o governo alemão pagou mais de 80 bilhões de dólares (cerca de 307 bilhões de reais) em pensões e pagamentos de assistência social a judeus que sofreram sob o regime nazista.

O governo alemão também concordou em contribuir com o fundo da Associação de Reivindicações para os chamados gentios justos - não judeus que ajudaram pessoas de fé judaica a sobreviver ao Holocausto.

Atualmente, por volta de 277 gentios justos ainda estão vivos, de acordo com Schneider, acrescentando que muitos precisam de assistência financeira na velhice.

O governo alemão também concordou em dar um adicional de 44 milhões de euros (por volta de 191 milhões de reais) para fundos de bem-estar social - totalizando 524 milhões de euros para 2020.

Esses fundos fornecem assistência financeira para cerca de 132 mil sobreviventes do Holocausto em todo o mundo, incluindo cuidados domiciliares para mais de 78 mil pessoas, disse a Associação de Reivindicações.

"A ampliação desses benefícios alcançada pelo trabalho duro de nossa delegação de negociações, incluindo a remuneração adicional e mais financiamento para serviços sociais, ajudará a garantir a dignidade nos últimos anos de vida dos sobreviventes", afirmou em comunicado o presidente da JCC, Julius Berman.

"Continua sendo nosso imperativo moral continuar lutando enquanto ainda houver sobreviventes entre nós", acrescentou.

______________

A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas. Siga-nos no Facebook | Twitter | YouTube |

App | Instagram | Newsletter

Deutsche Welle A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade