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Alemães elegem bombeiros instituição mais respeitável

22 mai 2019 - 07h17
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População alemã considera bombeiros, polícia, Tribunal Constitucional e organizações de ajuda as instituições que mais contribuem à sociedade. Igreja Católica, bancos e multinacionais recebem avaliações negativas.A população alemã considera o corpo de bombeiros, a polícia, o Tribunal Constitucional Federal e as grandes organizações de ajuda humanitária as instituições que mais contribuem para o bem da sociedade, segundo o relatório Public Value Atlas de 2019 divulgado na terça-feira (21/05) pela Escola de Pós-Graduação em Administração da HHL, em Leipzig, em cooperação com o Centro de Liderança e Valores da Sociedade da Universidade de St. Gallen, na Suíça.

Membros do corpo de bombeiros executam uma demonstração de combate ao fogo num estacionamento na Alemanha
Membros do corpo de bombeiros executam uma demonstração de combate ao fogo num estacionamento na Alemanha
Foto: DW / Deutsche Welle

No quarto estudo desde sua primeira publicação em 2015, cerca de 12 mil pessoas foram questionadas sobre a contribuição de 137 empresas e organizações para o bem comum. A Igreja Católica, bancos, organizações de futebol e diversas multinacionais receberam avaliações negativas.

No topo da lista ficou o corpo de bombeiros, seguida pela força de proteção civil Technisches Hilfswerk (BTH, na sigla) e a Cruz Vermelha da Alemanha. O governo federal administra a BTH, no qual 99% dos 79.514 membros são voluntários.

A polícia e o Tribunal Constitucional Federal também ocuparam o Top 10 do ranking, o que sugere que os alemães mantêm a confiança nas instituições que defendem o Estado de Direito.

De acordo com o pesquisador Timo Meynhardt, principal responsável pelo estudo, as respostas podem ser muito subjetivas, mas oferecem um espelho interessante da sociedade.

"O bem comum não é algo que se aprende ao acrescentar números, datas, fatos, mas quando é perguntado às pessoas. Em outras palavras, o bem comum está nos olhos de quem vê", disse Meynhardt.

Os pesquisadores formularam quatro perguntas que os participantes tiveram que responder num escala de 1 (discordar) a 6 (concordar). A organização faz um bom trabalho em seu negócio central? A organização contribui para a qualidade de vida? A organização contribui para a coesão social? A organização se comporta decentemente?

Na parte de baixo da lista figuraram a produtora de cigarros Marlboro, as associações de futebol Fifa e Uefa, o tabloide Bild, o banco Deutsche Bank e os gigantes das redes sociais Twitter e Facebook.

Outras empresas que tiveram desempenhos baixos foram Nestlé, Starbucks, Volkswagen, McDonald's, Coca Cola e o banco alemão Commerzbank. As três melhores empresas na listagem foram a fabricante de lentes Carl Zeiss, a rede de drogaria DM e a fabricante de eletrodomésticos Miele.

Além disso, organizações católicas e as duas principais Igrejas também foram classificadas no estudo. A Igreja Protestante ficou em 19º lugar, enquanto a Igreja Católica, submersa em escândalos, ficou na 102º posição. Por outro lado, organizações de ajuda baseadas em preceitos religiosos tendiam a ocupar posições melhores em comparação com as próprias instituições religiosas.

PV/kna/epd/ots

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