PUBLICIDADE

Agregador Estadão Dados mostra 45% para Lula e 32% para Bolsonaro após pesquisas Ipec e FSB

Considerando-se apenas os votos válidos, petista tem 50% e presidente, 36%.

15 ago 2022 - 21h52
Compartilhar
Exibir comentários

O agregador de pesquisas eleitorais do Estadão Dados já está atualizado com os dados divulgados em 15 de agosto pelas empresas FSB e Ipec. Segundo a Média Estadão Dados, calculada pelo agregador, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 45% das intenções de voto e Jair Bolsonaro (PL), 32%.

Considerando-se apenas os votos válidos, ou seja, sem contar brancos, nulos e indecisos, Lula tem 50% e Bolsonaro, 36%.

O agregador é uma ferramenta interativa () cujos gráficos mostram o cenário mais provável da corrida presidencial nos últimos seis meses, segundo nossa metodologia. Além de consultar a Média Estadão Dados, é possível ver de forma separada as estimativas das pesquisas presenciais e telefônicas.

Campanha presidencial começa nesta terça-feira, 16 Foto: Ueslei Marcelino/ Reuters, Isac Nóbrega/PR, Adriano Machado / Reuters

Neste momento, os gráficos do agregador mostram 71 pesquisas sobre a corrida presidencial divulgadas nos últimos seis meses.

A Média Estadão Dados não é a simples soma dos resultados e divisão pelo número de pesquisas. Trata-se de um cálculo complexo, feito todos os dias, que considera as linhas de tendência de cada candidato (se estão estáveis, subindo ou caindo) e atribui pesos diferentes às pesquisas segundo sua "idade" (a data de realização) e metodologia (consideramos que, na média os resultados são mais precisos quando os eleitores são entrevistados de forma presencial, em vez de por telefone).

Atualmente, entram na média as pesquisas das empresas que divulgaram pelo menos um levantamento nos últimos 31dias. Essa janela de inclusão vai diminuir com o tempo. A ideia é evitar que resultados desatualizados afetem os números do agregador.

Estadão
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade