PUBLICIDADE

Acidentes domésticos aumentam em isolamento; barra de apoio pode ajudar a diminuir esse número

Os diferentes modelos de barra de apoio são para garantir mais conforto, autonomia e segurança para os usuários, respeitando sempre os critérios estabelecidos na norma técnica conforme a ABNT.

7 jun 2021 - 17h46
Compartilhar
Exibir comentários

A acessibilidade é um assunto importante para a sociedade, e sua adequação em ambientes domésticos deve ser levada a sério. Segundo informações da Universidade Federal de São Paulo (USP), 29% dos idosos caem pelo menos uma vez ao ano, sendo 13% de forma recorrente, número que saltou para 30% durante o isolamento social na pandemia de Covid-19.

Foto: Banco de imagem / DINO

Parte dos casos ocorre no banheiro, ocasionados por pisos escorregadios e falta de apoio na hora da utilização. Um dos produtos essenciais para garantia da acessibilidade são as barras de apoio, pois servem para auxiliar e dar autonomia a idosos, gestantes e portadores de necessidades especiais para se locomoverem e se apoiarem na hora de utilizar o banheiro. Por isso, é ideal que tenham perfeita ergonomia e sejam livres de arestas. 

É importante lembrar que para instalação em ambientes públicos ou privados de uso comum, deve-se seguir os requisitos da NBR 9050:2020, norma que regulamenta a acessibilidade a Edificações, Mobiliário, Espaços e Equipamentos Urbanos, conforme determinado pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). 

Em casos de residências, as barras devem ser dispostas conforme melhor atender os usuários, mas sempre respeitando os limites de segurança. É válido ressaltar que esses critérios visam a garantia da eficácia e a segurança da barra de apoio.

Alguns exemplos de exigências do equipamento é suportar um peso de até 150 kg, e seu diâmetro ser de 3 a 4,5cm. Todas as barras devem ter uma distância mínima de 4cm entre a base de suporte (parede) e a face interna da barra para não correr risco de prensar dedos ou mãos. Outro ponto fundamental é de que seja de material com resistência à corrosão.

Um dos materiais recomendados até mesmo por órgãos de vigilância sanitária de todo o mundo é o aço inoxidável, devido às características desse material.

A barra de apoio em aço inox é recomendada pois atende às determinações da NBR 9050 sobre metais com resistência à corrosão. Mesmo se tratando de ambientes úmidos e com mudanças bruscas de temperatura, a barra de apoio em aço inox não é afetada pelo vapor quente do banho, sendo sua vida útil superior a outros presentes no mercado.

A Projinox, fabricante de barras de apoio inox há mais de 20 anos, explica abaixo as principais diferenças entre os modelos mais utilizados.

Os modelos de barra de apoio

Barra de apoio reta: é a mais comum. Serve tanto para ser colocada no box do banheiro, como na região do lavatório ou do vaso sanitário. É instalada em portas ou ainda em áreas com mictórios. De variados tamanhos, pode ser aplicada em áreas escorregadias ou ainda que necessitem facilitar a mobilidade, como rampas e escadas.

Barra de apoio em "L": também conhecida como barra de apoio para box de banheiro, deve ser instalada nas laterais dos vasos e na área do box. Geralmente, é usada para substituir a reta quando da necessidade de utilização de duas barras: uma na horizontal e outra na vertical, tornando a instalação mais prática e a estética mais agradável.

Barra de apoio em "U": conhecidas como suporte lateral. São de acordo com a norma atualizada em 2015, substituindo o antigo modelo que ocupava toda a circunferência do lavatório. Sua função é evitar a quebra da louça quando o usuário precisa se apoiar.

Barra de apoio articulada/fixa: são barras utilizadas quando não há paredes ao lado de vasos sanitários. A barra de apoio fixa pode ser instalada diretamente na parede ou ainda no chão do piso/parede. Já a barra inox articulada facilita o dia a dia, pois pode ser erguida quando não é necessário o seu uso.

É importante lembrar que é preciso observar as normas no momento da instalação para garantir efetividade e segurança, assegurando autonomia e conforto para os usuários.

Por que utilizar a barra de apoio inox?

Conhecido no mercado, trata-se de um material nobre, que oferece segurança e transmite modernidade e suntuosidade nos ambientes em que se encontram. Sua limpeza é prática, bastando pano úmido e sabão neutro para uma total higienização. A Projinox disponibiliza também dicas de como higienizar o aço inox.

Além do mais, sua superfície lisa e livre de porosidade impede o acúmulo de bactérias ou microrganismos danosos à saúde. Sua resistência à oxidação torna a barra de apoio inox ideal para utilização em ambientes de umidade e que estão em constante contato com água, como no caso dos banheiros.

Website: https://www.projinoxindustria.com.br/

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade