PUBLICIDADE

A importância da alopécia no dia a dia do consultório dermatológico

Alopécias Androgenéticas tem padrões masculinos e femininos.

10 jun 2020 - 16h29
(atualizado em 18/6/2020 às 16h29)
Compartilhar
Exibir comentários

Uma das queixas mais frequentes no consultório dermatológico é sem dúvida em relação aos cabelos,seja pela queda ou pelo excesso deles em áreas não desejadas. É um assunto de extrema importância médica e social e pode desencadear alterações na vida social e profissional do paciente. É estimado em torno de 100 mil a 150 mil fios no couro cabeludo,não havendo diferenças quanto ao sexo e a raça.O ser humano tem o crescimento piloso dentro de um padrão chamado "em mosaico", isto é, enquanto determinadas áreas estão crescendo,outras estão caindo, ou seja, os fios não são trocados ao mesmo tempo. Este é o motivo pelo qual a troca dos pelos não é notada.

Ocorre sobre influência hormonal dos andrógenos,ocorre um afinamento do cabelo. Nos homens a calvície não é uma doença,e sim um padrão fisiológico determinado geneticamente e pelos androgênicos. Calvície precoce:18-22 anos. Após os 26 anos é lenta.

As mulheres com AAG apresentam uma queda difusa dos cabelos. Alopécia Areata (AA) ou "Pelada". É uma doença autolimitando,caracterizada pela presença de áreas de alopécia assintomáticas,não inflamatórias e não-cicatriciais. Pode acometer as unhas em mais de 10% dos casos. Pode levar a depilação completa do couro cabeludo (Alopécia total) ou de todas as áreas pilosas (Alopécia Universal).

Divulgação
Divulgação
Foto: Divulgação / JayPRO

Foto: Divulgação / JayPRO

Afeta homens e mulheres igualmente,a causa é desconhecida,a história familiar é importante. Geralmente é descoberto por acaso pelo Cabelereiro ou pelo paciente, se caracteriza por uma ou mais placas e pode acometer barba, sobrancelhas, cílios, pêlos pubianos,axilares e corporais. Diagnóstico das Alopécias: Anamnese:Tempo de evolução,presença de prurido,ardência,uso de medicamentos,estresse,doenças,dietas,alterações hormonais. Exame físico-Teste do puxão:Negativo de 0-2 fios,Duvidoso de 2-5 fios é positivo acima de 5 fios.

Tricograma: É uma técnica utilizada para avaliar proporções de cabelos nas suas fases (Anágena:crescimento, Catágena:transição e Telógena:Repouso). Biópsia, Dosagem hormonal: Testosterona livre e total, SDHEA, LH, FSH, dosagem de Ferro,Ferritina,Zinco,hormônios tireoidianos e etc.

Tratamentos: Orais: Espironolactona, Contraceptivos orais, Finasterida, Corticóides, Biotina, Vitamina B6, Ácido pantotênico, Minerais, Aminoácidos. Tópicos:Shampoos,Minoxidil. Luz ultra violeta,Laser Capilar,Mesoterapia Capilar,PRP,Ozoniotetapia. Tratamento definitivo é o transplante de pelos do próprio corpo. Uso de protetor solar,perucas,apoio psicológico e etc. 

JayPRO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa JayPRO e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade