À francesa no Brasil
A moda da escritora Inès de la Fressange desembarca no País em novo empreendimento do grupo JHSF, projetado por Arthur Casas
Um novo oásis da moda acaba de surgir no coração da capital paulista. O CJ Shops Jardins, um espaço de 13.691 metros quadrados na rua Haddock Lobo, que pode ser equiparado aos grandes magazines europeus do gênero. A céu aberto e com ventilação natural, o novo empreendimento projetado pelo arquiteto Arthur Casas chega como o grande lançamento do ano do grupo JHSF, também responsável pelo Shopping Cidade Jardim há mais de dez anos. O conceito de um centro de compras diferente, com jardins e uma tentativa de aproximar o visitante da natureza presente no shopping ao lado do rio Pinheiros há uma década, é revistado agora no novo empreendimento do grupo imobiliário.
A paisagista Maria João d'Orey é quem tem a tarefa de aproximar a natureza dos espaços de compra e entretenimento, algo válido em se tratando de São Paulo, muita vezes, e com razão, associada ao cinza. No campo da moda, o CJ Shops Jardins vai abrigar marcas internacionais que aterrissam pela primeira vez em solo brasileiro.
Um passeio pelo espaço permite a identificação de duas butiques que estão chegando, inclusive, pela primeira vez à América do Sul. A francesa Isabel Marant, conhecida pelo estilo com referências entre o boho e o rock. E Inès de la Fressange, ícone e símbolo do estilo da mulher parisiense. Apelidada de "chique sem esforço "ou "naturalmente elegante", a marca foi fundada pela ex-modelo de nome homônimo e escritora do best-seller La Parisienne. No Brasil, A Parisiense.
"Em Paris, notei ter muitos clientes brasileiros e o meu amigo Bruno (Astuto, Chief Creative Officer (CCO) do grupo JHSF) contou-me sobre o projeto e disse que eu deveria abrir um espaço no Brasil. Hoje em dia é sinal de sucesso estar no Brasil, todas as marcas mais famosas estão aí", diz Inès sobre a chegada da etiqueta dela ao País.
A obra A Parisiense desvenda o estilo e o modo francês de se vestir e de viver. Inès exportou de forma simples e clara um guia prático da elegância da mulher francesa, tornando-se, assim, mundialmente conhecida. Sua visão sobre a moda mostra-se alinhada com o nosso tempo, em que o consumo mais consciente é palavra de ordem. "Desde sempre adoro roupas e moda, mas, acima de tudo, gosto do estilo. Meu conselho foi sempre comprar coisas que ajudem você a se sentir melhor e não itens para se exibir como uma vítima da moda. Assim, você vai amar suas roupas por muito tempo. Guarde-as e misture-as, isso vai embelezar sua personalidade", afirma a estilista em entrevista exclusiva ao Estadão.
Seus conceitos são traduzidos e facilmente visíveis nas peças da loja que acaba de abrir no Brasil. Modelos sofisticados clássicos e atemporais, com forte foco na camisaria e a presença marcante de calças de corte reto e cintura alta. Tudo pontuado por estampas irreverentes e atuais e um mix de tons neutros e cores vivas. O tipo de peça que se tornam curingas em qualquer armário e que podemos levar para a vida toda sem nunca parecer datado.
A moda de Inès de la Fressange se torna ainda mais interessante quando se conhece a criadora. Em um passeio pelo seu feed do Instagram, que é o mesmo para a vida pessoal e para a marca, surge uma mulher em movimento, com pés no chão e sorrisos, luz do sol e uma leveza que já se tornaram a marca registrada da ex-modelo. Sobre imagem, sua melhor dica é a autenticidade: "Se tivesse que dar um só conselho, seria não trapacear. Seja sincera e você será sedutora. Não pense tanto na sua imagem, pense em quem você é e no que você ama".
A moda de Inès de la Fressange faz ainda mais sentido para a brasileira de vida ativa e contemporânea. Certamente, a moda francesa será traduzida aqui ao estilo local, como é feito com criações de outras marcas. O caminho é promissor, pois há uma similaridade marcante já identificada por Inès, que conclui: "acredito que o gosto pela felicidade seja minha ligação com a mulher brasileira".