PUBLICIDADE

1958: Brasil campeão do mundo com Pelé

29 jun 2017 - 04h20
(atualizado às 08h50)
Compartilhar
Exibir comentários

No dia 29 de junho de 1958, a seleção brasileira de futebol venceu sua primeira Copa do Mundo, na Suécia. O herói da equipe foi Pelé, então com 17 anos, no começo de sua esplêndida carreira.Estádio de Rosunda, em Estocolmo. Final da Copa do Mundo de 1958. Brasil contra a Suécia.

O estádio estava lotado para a partida entre o anfitrião e o favorito sul-americano. A grande sensação, no entanto, era Pelé, com 17 anos o jogador mais jovem de todas as Copas. Édson Arantes do Nascimento havia iniciado sua carreira profissional no Santos, com 15 anos de idade, quando seu apelido ainda era Gasolina.

Hoje, Pelé é respeitado em todo mundo como um dos melhores jogadores de futebol de todos os tempos, se não o melhor, o que é atestado pelo título de "rei", pelo qual é conhecido não só no Brasil.

Nas mais de 1.360 partidas que disputou, Pelé marcou 1.281 gols. Seus companheiros de equipe o admiravam tanto quanto torcedores do mundo todo. Rodrigues, o goleiro que sofreu o primeiro gol de Pelé como profissional, faturou com as camisetas que mandou imprimir com seu nome e a frase "O goleiro que sofreu o primeiro gol de Pelé".

Outro ídolo, Garrincha disse certa vez que "Pelé é um monstro de outro mundo". Seis gols foram marcados pelo "rei" na Copa da Suécia, inclusive o último nos minutos finais da partida decisiva, que terminou em 5 a 2 para a seleção canarinho.

Ao da Suécia, sucederam-se mais dois títulos mundiais para o Brasil de Pelé: 1962, no Chile, e 1970, no México. Em 1974, Pelé mudou-se para os Estados Unidos, onde jogou no Cosmos, de Nova York. O "rei" e o Kaiser Beckenbauer tornaram o futebol conhecido no país do beisebol.

Deutsche Welle A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade