PUBLICIDADE

1957: Inauguração da Casa das Culturas do Mundo, em Berlim

19 set 2017 - 03h48
Compartilhar
Exibir comentários

A Casa das Culturas do Mundo, um presente dos EUA, foi inaugurada como parte da exposição Interbau, em 19 de setembro de 1957 em Berlim.A Casa das Culturas do Mundo funcionava inicialmente como Sala Benjamin Franklin, nome também da fundação que a financiou. O prédio foi um presente dos EUA para a Exposição Internacional da Construção (Interbau), que aconteceu em Berlim, e foi inaugurado em 19 de setembro de 1957.

A "Ostra Grávida"

O projeto foi executado pelo arquiteto americano Hugh Stubbins e é composto de uma base de concreto medindo 92 por 96 metros, onde se encontram, divididos em três pavimentos, auditórios, cantina, espaços de exposição e administração.

Nesta plataforma repousa a sala propriamente dita, uma cúpula com teto em membrana curva sustentado por dois arcos de concreto que repousam somente em dois pontos no solo. A sala tem capacidade para cerca de 1,2 mil espectadores e por sua forma oval levou o apelido de "Ostra Grávida" dos moradores de Berlim.

A entrada do prédio é marcada por uma escadaria que leva ao teto da base e a um espelho d'água, coroado pela escultura A Grande Borboleta, do artista inglês Henry Moore.

Por desgaste de material nos arcos, o teto da "Ostra Grávida" caiu em maio de 1980, ocasionando a morte de uma pessoa.

Por ocasião dos 750 anos de Berlim, a administração da cidade resolveu dar-lhe novamente um presente: a reconstrução do edifício original, reaberto em 1987 com o nome de Casa das Culturas do Mundo.

O problema da cúpula

No mesmo ano de sua construção, o professor suíço Siegfried Giedion publicou em seu livro Arquitetura e Comunidade uma pequena análise sobre o que a cúpula significa na História da Arquitetura.

De representação uterina da fertilidade materna nas primeiras civilizações à idéia de reprodução da abóboda celestial no auge da civilização romana, passando pela necessidade barroca de encenação do mistério e do infinito, Giedion retratou o problema da cúpula na sociedade do pós-guerra como uma forma de redescoberta da vida em sociedade, mostrando-nos o seu valor festivo-sacral.

E foi justamente o projeto para a Casa das Culturas do Mundo de Hugh Stubbins que Giedion utilizou, em 1956, como exemplo para ilustrar suas teorias, explicando também que esse projeto marca o retorno de uma técnica construtiva para seu lugar de origem, já que a membrana de concreto curva havia sido inventada na Alemanha no começo do século 20.

Campanário

Um dos motivos de destaque do projeto da Casa das Culturas do Mundo é com certeza sua localização. Situada no parque do Tiergarten, bem próximo ao prédio da chancelaria federal, a "Ostra Grávida" se ergue como um monumento no meio do verde.

O valor desta cúpula parece também ter sido entendido pelo governantes da cidade de Berlim, que aproveitando o aniversário de 750 anos da cidade e a reconstrução do prédio, em 1987, resolveram coroá-lo com o Carillon, construído a poucos metros do edifício. O Carillon, com os seus 68 sinos, é o maior campanário da Europa.

Deutsche Welle A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade