Script = https://s1.trrsf.com/update-1729514441/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE
 Foto: Tata Barreto/Especial para o Terra

Grupo L'Oréal no Brasil celebra parceria com Feira da Diversidade

Evento integra calendário da Parada do Orgulho LGBT+, que também tem patrocínio da companhia, a fim de promover conversas e conscientização

Imagem: Tata Barreto/Especial para o Terra
  • Conteúdo patrocinado por Grupo L'Oréal
Compartilhar
6 jun 2024 - 13h55
(atualizado às 13h56)
Foto: Tata Barreto/Especial para o Terra

Em sua segunda edição sediada no Memorial da América Latina, na zona oeste da capital paulista, a 23ª Feira Cultural da Diversidade LGBT+ agitou o feriado de Corpus Christi em São Paulo com a presença de pessoas de diferentes idades, etnias, gêneros e orientações sexuais. O evento faz parte do calendário oficial da Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo e teve patrocínio do Grupo L'Oréal no Brasil. Com o objetivo de criar a beleza que move o mundo de forma mais diversa e inclusiva, em parceria com a Associação da Parada do Orgulho LGBT, a companhia dá voz e representatividade e celebra as conquistas da comunidade LGBTQIAPN+ na Parada e na Feira da Diversidade 2024.

A Feira recebeu 200 expositores de vários segmentos, como roupas, decoração, turismo especializado, spa e misticismo e contou com duas praças de alimentação à disposição do público presente, que pôde acompanhar uma programação recheada de atrações culturais, palestras e até feira de adoção de pets. O evento teve a participação especial do ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio de Almeida, que afirmou que é preciso construir um País onde as pessoas não tenham medo de amar.

O Grupo L'Oréal no Brasil, através de suas marcas L'Oréal Paris, Yves Saint Laurent Beauty e Kérastase, levou à Feira da Diversidade ações de conscientização sobre o combate ao assédio nas ruas, empoderamento feminino e sinais de relacionamento abusivo.

Foto: Tata Barreto/Especial para o Terra

Essa atuação faz parte do trabalho contínuo do Grupo de reforçar o compromisso com a Diversidade, Equidade & Inclusão e seu objetivo de representar a população brasileira, fortalecendo sua reputação como empresa de referência em seu comprometimento e sua interseccionalidade.

Como empresa nº 1 no segmento de beleza do mundo, o Grupo L'Oréal no Brasil almeja não só criar e celebrar uma beleza mais diversa e inclusiva, como contribuir para uma sociedade com mais segurança, representatividade e respeito às diferenças. Não à toa, segundo um censo realizado pela companhia, 16,4% dos colaboradores do Grupo L’Oréal no Brasil se autodeclaram parte da comunidade LGBTQIAPN+, sendo que a média geral do mercado é de 12% do mercado, de acordo com a pesquisa de mercado da Unesp.

Além disso, 92% dos colaboradores do Grupo L'Oréal no Brasil dizem que têm orgulho de trabalhar para a companhia e se sentem tratados de forma justa e inclusiva, independentemente de raça, gênero ou orientação sexual.

"A Diversidade, Equidade & Inclusão são uma prioridade em cada uma de nossas ações e temos a convicção de que tudo isso começa com os nossos colaboradores. Nós temos o compromisso de promover um ambiente seguro e inclusivo para todos, através da conscientização e de iniciativas de impacto. Mas, também precisamos celebrar tudo o que já conquistamos, criando uma beleza mais diversa e inclusiva", afirma Márcia Silveira, Head de Diversidade, Equidade e Inclusão do Grupo L'Oréal no Brasil.

Iniciativas do Grupo L'Oréal no Brasil para a população LGBTQIAPN+

Há mais de 15 anos a área de Diversidade, Equidade & Inclusão foi criada na França, sede da companhia. A causa LGBTQIAPN+ é uma das grandes bases da estratégia da agenda de diversidade do Grupo L'Oréal no Brasil, que atualmente disponibiliza uma série de iniciativas em prol da comunidade. Confira algumas delas:

• Desde 2018, o Grupo L'Oréal é signatário do Fórum de Empresas e Direitos LGBTQIAPN+, movimento empresarial com atuação permanente reunindo grandes empresas em torno de 10 compromissos com a promoção dos direitos humanos LGBTQIAPN+.

• Para o engajamento dos colaboradores, a companhia conta, desde 2020 no Brasil, com a PRISMAS, rede de acolhimento e impacto de pessoas LGBTQIAPN+. O objetivo é construir um espaço acolhedor e seguro para a comunidade, com projetos e ações que impactem dentro e fora da L'Oréal. A PRISMAS atua em quatro pilares: acolhimento, pessoas aliadas, educação e comunicação.

• O programa "Meu Nome de Verdade" presta apoio a pessoas trans colaboradoras do Grupo L'Oréal no Brasil na retificação de nome e gênero em documentos oficiais, como certidão de nascimento, garantindo o abono de falta ou de horas, com reembolso e custeio de transporte e alimentação para a ida a instituições próprias como Justiça Itinerante, cartório e DETRAN e subsídio de despesas com outros documentos pertinentes, caso necessário. As pessoas colaboradoras possuem cobertura médica desde que esteja previsto no rol da ANS.

• A L'Oréal também garante direito de dependência e coparticipação nos planos de saúde para casais formados por pessoas do mesmo gênero, assim como direito a licença coparental de 180 dias para a primeira pessoa cuidadora e de 45 dias para a segunda pessoa cuidadora, sendo válidos tanto em casos de gestação quanto em casos de adoção.

Foto: Tata Barreto/Especial para o Terra

• O projeto "TransForma" é uma iniciativa que visa promover a capacitação de pessoas trans no mercado de trabalho, dando acesso a oportunidades de trabalho digno. Este projeto foi liderado pela equipe brasileira de Sourcing em colaboração com o seu parceiro TelePerformance (TP) e a organização sem fins lucrativos TransEmpregos.

Dessa forma, programas internos e projetos sociais em prol da comunidade se somam às iniciativas de conscientização e celebração, como o patrocínio da Feira da Diversidade e da Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo, reforçando o compromisso do Grupo L'Oréal com a diversidade, equidade e inclusão na construção de uma sociedade mais justa e segura para todos.

Fonte: Redação Nós
TAGS
PUBLICIDADE