CAPA

a posse

Últimas notícias

Principais fatos
    da posse (em flash)


Propostas de Bush

Senadores eleitos

Governadores eleitos

Galeria de fotos

a eleição

Candidatos
    derrotados


Os fatos que
    marcaram a disputa


Processo eleitoral

Etapas da confusão
    eleitoral


Dicionário eleitoral

Imagens da eleição

Íntegra do chat com
   Paulo Vizentini


 

Entenda passo-a-passo como funcionam as eleições

Saiba mais sobre o colégio eleitoral americano no site História por Voltaire Schilling

Os candidatos ao cargo de presidente dos Estados Unidos devem obrigatoriamente ser nascido no país e ter mais de 35 anos. As eleições acontem de quatro em quatro anos.

Um candidato não precisa da maioria do voto popular para ser presidente, mas sim da maioria no Colégio Eleitoral. Presidente e vice-presidente são eleitos por 538 Grandes Eleitores. Cada estado tem um número de eleitores equivalente ao de seus representantes no Congresso. Em todos os estados, com exceção de dois, o ganhador leva os votos de todos os eleitores do estado.

Nebraska e Maine dão um eleitor ao ganhador de cada distrito e dois ao que ganha em todo o estado. Supõe-se que os eleitores devem votar pelo candidato que ganhou a maioria no voto popular de seu estado, mas há casos de chamados "eleitores desleais". Se houver empate no Colégio Eleitoral, a Câmara dos Representantes elege o presidente e o Senado, o vice-presidente. (Agência Estado/Redação Terra)

1. Eleições Primárias: os candidatos lançam as candidaturas dentro do partido. O partido político escolhe, em convenções estaduais, entre estes candidatos aquele que irá disputar a presidência. Historicamente os partidos mais fortes são o democrata e o republicano.

2. Convenções Nacionais: logo depois, necessariamente no verão (entre julho e setembro), têm início as grandes convenções partidárias. É neste período que são nomeados oficialmente os candidatos escolhidos nas eleições primárias à presidência. Cada partido vota ainda na sua plataforma de governo e escolhe também os candidatos para vice.

3. Eleições Gerais: o dia da votação ocorre sempre na terça-feira posterior a primeira segunda-feira do mês de novembro em ano eleitoral. Ao contrário do Brasil, onde vence o candidato que tiver mais votos em todo o universo de eleitores, nos EUA a eleição é indireta, decidida por um colégio eleitoral. Este colégio é formado por 538 votos, onde cada estado tem uma percentagem de acordo com seu tamanho. Nova York, por exemplo, tem 33, Vermont, 3, e a Califórnia, 54. Estes votos são revertidos para o candidato escolhido no estado. Desta forma, quem vencer em Nova Yorque já tem 33 dos 538 votos, vencendo quem obtiver a maioria do colégio eleitoral.

4. Voto do colegiado: o colegiado é formado por ativistas políticos e membros de partidos eleitos no processo anterior para elegerem o presidente. Normalmente o presidente escolhido é o representante do partido mais votado nas eleições gerais, seguindo a opinião geral. Apenas três vezes na história dos Estados Unidos isso não ocorreu: em 1824, 1876 e 1888. Nestas datas o candidato com mais votos não obteve a maioria no colegiado e não assumiu. Para ser eleito, o presidente precisa de pelo menos 270 votos.

5. Posse: no dia 20 de janeiro seguinte às eleições, o presidente e seu vice tomam posse. Na oportunidade, eles recitam o juramento Eu juro solenemente que irei executar com fé as obrigações de presidente dos Estados Unidos, realizarei o melhor com todas as minhas habilidades, preservarei, protegerei e defenderei a constituição norte-americana.
Fonte: Terra EUA

 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central de Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade