A rede de TV norte-americana CNN informou há pouco que o presidente da Autoridade Nacional Palestina, Yasser Arafat, ordenou hoje o cessar-fogo nas áreas controladas por palestinos no Oriente Médio. Ele pediu o fim dos disparos contra objetivos israelenses nos territórios palestinos. O cessa-fogo foi determinado por Arafat dois dias depois do presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton, tê-lo pressionado para deter a violência entre árabes e israelenses. O pedido foi feito na noite de terça-feira durante uma demorada conversa por telefone entre os dois líderes, informou a Casa Branca na quarta-feira.
"Ele pressionou o presidente (da Autoridade Palestina) a tomar medidas imediatas para pôr fim à violência", disse o porta-voz da Casa Branca Jake Siewert, referindo a uma conversa telefônica que durou 50 minutos entre os dois líderes.
A ligação telefônica foi feita depois que Clinton chegou a Brunei na noite de terça-feira para participar da reunião do Fórum de Cooperação Econômica Ásia-Pacífico. No domingo, o presidente dos EUA havia participado de uma reunião, em Washington, com o primeiro-ministro israelense, Ehud Barak.
Até agora, pelo menos 217 pessoas, em sua maioria palestinos, morreram em seis semanas de violência na Cisjordânia.