O Prêmio Nobel de Literatura de 1999 deverá ser anunciado amanhã, uma semana antes do habitual. A Academia Sueca, que concede o prêmio literário de maior prestígio e valor (quase US$ 1 milhão) anunciou a data ontem, surpreendendo os observadores. "Estamos prontos antes este ano; é simples", disse o porta-voz da Academia Bo Svensen. Os favoritos deste ano incluem Jorge Amado, do Brasil, Cees Nooteboom, da Holanda, Pramoedya Ananta Toer, da Indonésia, Salman Rushdie, da Grã-Bretanha, Ismail Kadare, da Albânia, o poeta exilado chinês Bei Dao e Astrid Lindgren, da Suécia.
O prêmio é definido pelos 18 membros da Academia. As indicações vão até o dia 1º de fevereiro e podem ser feitas por ex-ganhadores, membros da própria academia e de grupos semelhantes, de universidades e professores e de organizações de escritores.
Os prêmios de medicina, física, química e economia serão anunciados entre 11 e 13 de outubro. O Prêmio Nobel da Paz será anunciado pelo Comitê Norueguês do Nobel em Oslo no dia 15 de outubro.
Notícia relacionada:
Comitê escolhe Prêmio Nobel da Paz de 1999
Fonte: Reuters