Notícias - MUNDO
  Últimas Notícias     MSNBC     Esporte     Economia     Informática

  Mais Notícias

Previsão do Tempo

Envie esta página para um amigo


Defesa de Pinochet abandona estratégia contra Espanha
Quarta, 29 de setembro de 1999, 11:57
No terceiro dia das audiências do processo de extradição contra o ex-ditador chileno Augusto Pinochet, seus advogados resolveram abandonar a estratégia de acusar a Espanha de possuir "motivações políticas" contra o réu.

A defesa do general anunciou que renunciava por enquanto a esta estratégia diante do tribunal, cuja sentença deve ser pronunciada em meados de outubro. As acusações, lançadas ontem em um documento entregue diretamente ao juiz, foram recebidas com indignação e surpresa pela promotoria.

O promotor Alun Jones considerou "lamentável" a estratégia de seus adversários. "Não se pode lançar acusações tão graves sem apresentar provas. Não se pode, também, empregar esse tipo de argumentos na última hora, sem que o adversário tenha preparado sua resposta", disse.

"Nossa posição é que a Espanha não aceita politicamente o regime do general Pinochet e a derrubada de seu predecessor, Salvador Allende", afirmavam os defensores do ex-ditador, na declaração escrita entregue ao juiz Ronald Bartle. Os advogados de defesa também alegaram que o juiz de instrução espanhol Baltasar Garzón "também conseguiu dissimular seus prejuízos políticos" neste caso.

Caso fosse aceita pelo juiz, tal acusação poderia deter o processo, pois a legislação internacional estabelece que uma extradição pode ser recusada se o país que a pede atuar por motivos políticos.

Após novo confronto, esta quarta-feira pela manhã, na sala de audiências, o principal advogado de Augusto Pinochet, Clive Nicholls, assegurou que "esperaria a Alta Corte, se for o caso", para insistir no assunto.

Em outras palavras, os advogados do general se reservam a possibilidade de voltar a questionar a acusação, se o tribunal de Bow Street se pronunciar a favor da extradição, e se essa sentença for contestada na Alta Corte.

Por conseguinte, o promotor renunciou ao pedido de adiamento dos debates para preparar sua contra-ofensiva. Voltará a tomar a palavra hoje à tarde, e o juiz dará por concluídos os debates, possivelmente amanhã.

Fonte: AFP

Mais Notícias


Copyright © 1996-1999 ZAZ. Todos os direitos reservados. All rights reserved.