Milhares de soldados turcos, acompanhados por baterias aéreas, cruzaram a fronteira do Iraque para combater rebeldes curdos nas montanhas, informou hoje um oficial do exército turco. Segundo o oficial, cerca de 5 mil homens vêm cruzando a fronteira desde segunda-feira para reforçar posições e preparar um ataque contra guerrilheiros do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), leal ao líder rebelde condenado Abdullah Ocalan.
Helicópteros da força aérea iniciaram um bombardeio nas montanhas da região e pediram reforço terrestre. Os rebeldes possuem bases nessas regiões, fora do controle de Bagdá desde a Guerra do Golfo, em 1991.
Segundo os oficiais turcos, os rebeldes teriam recebido ordens de Ocalan para abandonar suas bases nas montanhas e entrar na Turquia. Um oficial da segurança na fronteira disse que 13 guerrilheiros curdos foram mortos durante a noite nas montanhas.
Oficialmente, Ocalan declarou que está pedindo para que as guerrilhas que estão nas montanhas deponham armas e se entreguem às tropas turcas, mas não há sinais de que isso esteja acontecendo. Ocalan foi condenado à morte em junho. Enquanto espera o cumprimento de sua sentença, apela dizendo que é o único capaz de negociar um acordo de paz.
Fonte: Reuters