Notícias - MUNDO
  Últimas Notícias     MSNBC     Esporte     Economia     Informática

  Mais Notícias

Previsão do Tempo

Envie esta página para um amigo


ONU cria comissão para apurar crimes no Timor
Segunda, 27 de setembro de 1999, 14:54
A Comissão de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas anunciou hoje em Genebra a criação de uma Comissão de Investigação Internacional para apurar os crimes praticados no Timor Leste.

Dos 53 membros da Comissão de Direitos Humanos, 27 votaram a favor da medida, 12 contra, 11 se abstiveram e três estiveram ausentes, informou a presidente da 4ª sessão extraordinária da comissão, a irlandesa Anne Anderson.

O texto prevê que a comissão de investigação internacional inclua também especialistas asiáticos, além de atuar em "cooperação" com a Comissão indonésia de Direitos Humanos e com os relatores especiais da ONU.

A Comissão de Investigação Internacional, que será criada formalmente pelo secretário geral da ONU, contará também com a participação de técnicos asiáticos e deverá levar em conta os trabalhos da própria comissão indonésia de investigação sobre os exageros cometidos em Timor Leste depois do plebiscito sobre a independência de 30 de agosto.

Todos os relatores especiais de temas específicos que tenham investigado a questão dos direitos humanos foram convidados para fazer um trabalho próprio no Timor Leste.

O embaixador indonésio Hassan Wirajuda que pediu o voto nominal, julgou o projeto de resolução da União Européia "contraproducente". A Indonésia votou contra a criação da comissão, assim como os seguintes países asiáticos: Bangladesh, Butão, China, India, Japão, Nepal, Filipinas, Sri Lanka, além de Rússia, Cuba e Sudão.

Fonte: AFP

Mais Notícias

Copyright © 1996-1999 ZAZ. Todos os direitos reservados. All rights reserved.