› Mulher › Sexo e Namoro
 Capa
 Beleza
 Decoração
 Homens
 Mães e Filhos
 Moda e Estilo
 Sexo e Namoro
 Testes e Especiais
Sites relacionados

 Almas Gêmeas
 Culinária
 Esotérico

Boletim por E-mail
Receba toda semana as novidades de Terra Mulher em seu e-mail

Fale conosco

Envie sugestões, críticas e dicas


Almas Gêmeas
Procuro por:

Que tenham de
a anos
Que morem em:


Sexo e Namoro
 
O mundo das mulheres infiéis

O mundo das mulheres infiéis
» O que diz a pesquisa
» Por que e quando acontece
» Até onde vai a tolerância
» Depoimentos: eu traí
» Os quatro tipos de traição

Ranking dos brasileiros infiéis:
» Mulheres que traem
» Homens que traem

Fórum:
» Quem trai mais: eles ou elas?

Veja também:
» Homens pra ficar bem longe
» Guia para lidar bem com ele
» Aprenda a lidar com os ciúmes
» Os dez inimigos do namoro

Não é de hoje que a mulher busca seu espaço. Vagas nas melhores universidades, nas diretorias das grandes empresas e até postos ocupados exclusivamente por eles contam com a presença delas. O sucesso profissional se reflete no comportamento e, conseqüentemente, nos relacionamentos. Quando o assunto é infidelidade, os homens ainda ganham, embora o número de mulheres infiéis mereça atenção. De acordo com o Estudo da Vida Sexual do Brasileiro (EVSB)*, projeto coordenado pela psiquiatra e professora da USP (Universidade de São Paulo) Carmita Abdo, 52% dos homens já traíram pelo menos uma vez, contra 22% das mulheres.

» Ranking das brasileiras mais infiéis
» Ranking dos brasileiros mais infiéis

Esses 22% não são desconsideráveis se pensarmos em tudo o que mudou de uns tempos para cá. Nos últimos 40 anos, a idade de iniciação sexual feminina diminuiu dos 22 para os 17 anos, enquanto a idade média em que as mulheres (nível secundário completo e universitário) casam aumentou de 22 para 28 anos. Isso quer dizer que até a estréia na vida conjugal, as mulheres passam bons anos entre erros e acertos na vida amorosa. Além disso, a mesma pesquisa mostra que a mulher vêm assimilando bem a idéia de sexo sem compromisso. Cerca de 60% das mulheres não valorizam o compromisso em relacionamento.

O que não mudou é a atitude dos sexos em relação à traição e o tabu em relação ao assunto. "A mulher é mais discreta para falar. Ao contrário dos homens, ela não conta vantagem. Ela divide a experiência com a melhor amiga ou com quem confie. Não é uma experiência tranqüila. Ela não se orgulha disso e sofre", diz Carmita Abdo.

A faixa etária entre 30 e 40 anos é a que mais se permite experimentar relações extraconjugais, segundo a pesquisa. "É uma fase em que a mulher já tem um bom tempo de casada e a sexualidade ainda está à flor da pele. Quando a mulher é mais nova, ela ainda tem esperança e acredita na entrega e na transparência de um relacionamento, enquanto as mais velhas geralmente deixam de ver o envolvimento sexual como o mais importante", diz a psiquiatra.


* Realizada pelo Projeto Sexualidade (ProSex), do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, em parceria com o laboratório Lilly, a pesquisa entrevistou 7.103 pessoas entre 18 e 80 anos em 17 cidades do Brasil entre novembro de 2002 e fevereiro de 2003.

Ana Paula Lima/Terra

 Volta | Capa
 
» Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2004,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
Anuncie | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade