› Mulher › Notícias
 Capa
 Beleza e Saúde
 Cabelos
 Sua Pele
 Sexo e Namoro
 Gravidez e Filhos
 Moda e Estilo
 Decoração
 Homens
 Testes e Especiais
 Notícias
Sites relacionados

 Almas Gêmeas
 Culinária
 Esotérico

Boletim por E-mail
Receba toda semana as novidades de Terra Mulher em seu e-mail

Fale conosco

Envie sugestões, críticas e dicas


Notícias
 
Pais acreditam que filhos toleram mais a dor do que as filhas
Quarta, 21 de agosto de 2002, 08h33

Os pais tendem a suspender o analgésico dos filhos após uma cirurgia ambulatorial relativamente simples, mesmo com a possibilidade de as crianças ainda estarem sentindo dor, segundo os resultados de um estudo finlandês.

Além disso, ele esperam que os meninos tolerem mais a dor do que as filhas, ressaltou Paivi Kankkunen, enfermeira e pesquisadora da Universidade de Kuopio, em Kuopio (Finlândia). Esperam ainda que os filhos suportem a dor mais do que as mães, afirmou Kankkunen durante o 10o Congresso Mundial de Dor, em San Diego (Estados Unidos).

"Não estou muito surpresa com as descobertas", disse ela, que trabalhou como enfermeira pediátrica. A pesquisadora afirma que os finlandeses tendem a ser severos com a necessidade de alívio da dor, tanto para eles próprios quanto para os filhos.

A pesquisa envolveu 201 mães e 114 pais, cujos filhos haviam sido submetidos a uma cirurgia ambulatorial simples. Kankkunen verificou que os pais, com maior frequência do que as mães, disseram que o filho era capaz de fingir que sentia dor, que deve aprender a tolerar a dor e que é aceitável no pós-operatório, pois a cirurgia terá benefícios à saúde a longo prazo para a criança.

Essas percepções da dor infantil podem ser culturalmente transmitidas, segundo a pesquisadora. Ela sugere que as enfermeiras eduquem os pais sobre dor e analgésicos para crianças.

"A mensagem do estudo seria que as enfermeiras dêem informações aos pais", afirmou ela.

Kankkunen acredita que a pesquisa é a primeira na Finlândia a estudar as percepções da dor entre os sexos. Ela não sabe se os resultados se mantêm em outras culturas.

A pesquisadora acrescentou que uma resposta típica dos pais entrevistados foi: "Meu filho deve aprender a tolerar a dor." Se a criança sofria dor após uma cirurgia simples, os pais tendiam a dizer que ela passaria em alguns dias.

"Em alguns dias, elas vão esquecer da dor", afirmaram os pais.

Reuters

 Volta | Capa
 

 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2003,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade