› Mulher › Notícias
 Capa
 Beleza e Saúde
 Cabelos
 Sua Pele
 Sexo e Namoro
 Gravidez e Filhos
 Moda e Estilo
 Decoração
 Homens
 Testes e Especiais
 Notícias
Sites relacionados

 Almas Gêmeas
 Culinária
 Esotérico

Boletim por E-mail
Receba toda semana as novidades de Terra Mulher em seu e-mail

Fale conosco

Envie sugestões, críticas e dicas


Notícias
 
Fumar pouco também faz mal à saúde e mulher corre mais risco
Quinta, 15 de agosto de 2002, 14h54

Pessoas que fumam pouco ou não tragam a fumaça do cigarro estão prejudicando a sua saúde mais seriamente do que imaginam, e isso é mais grave no caso das mulheres, segundo os resultados de um estudo de grande escala dinamarquês.

"Há um grande risco de desenvolver coágulos sanguíneos no coração, ou até morrer, mesmo fumando entre três e cinco cigarros por dia", afirmou a médica Eva Prescott, chefe do estudo.

A pesquisa, conduzida pelo Instituto Dinamarquês de Medicina Preventiva, começou em 1978 e examinou mais de 12 mil habitantes de Copenhague. Mais da metade das mulheres e 70 por cento dos homens participantes fumavam cigarros.

Além de acabar com a percepção de que fumar pouco não é tão perigoso, o estudo também demonstra que o tabagismo é 50 por cento mais perigoso para mulheres do que para homens, apontou Prescott.

As mulheres que fumam de três a cinco cigarros diariamente têm o dobro do risco de enfarte do que uma não-fumante, sugere a pesquisa. "É bastante surpreendente que haja um risco tão grande quando se fuma apenas um pouco", afirmou a cientista. Os riscos também são elevados para os fumantes que não tragam.

"O risco à saúde pode acabar somente com o fim completo do hábito", destacou ela.

As mulheres são mais expostas aos perigos do fumo, porque o tabaco danifica o hormônio feminino estrogênio, que tem um efeito protetor contra doenças cardiovasculares, afirmou Prescott.

Aquelas que fumam mais de 25 cigarros por dia apresentam um risco 4,5 vezes maior de morrerem do que as não-fumantes. Os homens que fumam excessivamente têm um risco de mortalidade 2,2 vezes maior.

Reuters

 Volta | Capa
 

 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2003,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade