› Mulher › Beleza e Saúde
 Capa
 Beleza e Saúde
 Cabelos
 Sua Pele
 Sexo e Namoro
 Gravidez e Filhos
 Moda e Estilo
 Decoração
 Homens
 Testes e Especiais
 Notícias
Sites relacionados

 Almas Gêmeas
 Culinária
 Esotérico

Boletim por E-mail
Receba toda semana as novidades de Terra Mulher em seu e-mail

Fale conosco

Envie sugestões, críticas e dicas


Beleza e Saúde
 
Cansaço e problemas de peso: como estão seus hormônios?

Dezenas de hormônios regulam o equilíbrio do organismo. Quando há algum problema e algum deles se altera, o corpo percebe imediatamente. Muitas das "doenças" comuns das mulheres, como a depressão, o cansaço ou o acúmulo de gordura podem ter sua origem em um desequilíbrio hormonal.

Os hormônios podem provocar cansaço
A menopausa, a esterilidade e a impotência são alguns dos problemas mais comuns causados pelos hormõnios. As crianças também podem sofrer com as alterações hormonais, que devem ser tratadas por um pediatra.

Para que servem?
Os hormônios são normalmente produzidos pelas glândulas endócrinas: as que intervêm na absorção alimentar, as que fabricam a placenta para o desenvolvimento do feto, entre outros. O aumento ou a diminuição na produção de hormônios é regulado por um sistema que intervém em inúmeros órgãos, entre eles o cérebro.

O funcionamento dos hormônios é uma alquimia minuciosa que assegura o equilíbrio e o bom funcionamento do organismo. Se esse mecanismo se altera, o corpo manifesta imediatamente os sintomas, alguns muito evidentes. Podem acontecer tonturas, perda de peso, cansaço, mudanças de humor. Mas há também manifestações mais ocultas que podem provocar doenças e que só são descobertas a partir de um exame hormonal.

Esgotamento
Ainda que o sintoma seja pouco importante e comum a muitas patologias, pode ser indicativo de um desequilíbrio hormonal. O diagnóstico não é fácil, já que quase todos os problemas hormonais implicam uma situação de cansaço: problemas na tireóide, nas glândulas sexuais, etc.

Alguns sintomas que podem ser indicativos de um "cansaço hormonal" são a sensação de cansaço físico e mental que aumenta ao longo do dia e persiste durante meses. Esse sintoma pode ser por causa de um hiperfuncionamento da glândula paratóidea. Costuma vir acompanhado de perda de peso, queda de pressão, problemas digestivos e dores ósseas.

O cansaço aparece sempre que há um caso de hipotireoidismo, acompanhado de sensação de frio, problemas de memória, prisão de ventre, aumento de peso e do ritmo cardíaco. O hipertiroidismo também produz fadiga, ainda que o paciente perca peso, sue bastante e tenda a urinar mais.

Terra Espanha

 Volta | Capa
 

 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2003,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade