Retrospectiva fashion

O que pegou no ano

Camila Gomes, Fernanda Frozza, Rosângela Espinossi – Especial para Terra

Tendências vão e vêm. Algumas pegam, outras, não. Mas dá para garantir que algumas acertaram em cheio o coração e a mente das pessoas. Então que tal relembrar com o Terra algumas que dominaram 2010 e prometem ficar por mais tempo? Pode-se falar que esse foi um ano colorido. Das calças aos óculos estilo Restart aos calçados e bolsas com cores tipo “cheguei”. Isso pegou e promete ficar por mais tempo. Só não vale ficar nas “pulseiras do sexo”, que gerou controvérsias e problemas entre adolescentes.

As cores também chegaram firmes e fortes no departamento de beleza. Esmaltes, sombras e batons ganham cada vez mais cores. Na boca é ousado, mas dá para apostar. Nas unhas, tudo é liberado: do cinza e nude até cores acesas e holográficas. Nas roupas, o coral é a bola da vez. Nos cabelos, o Chanel renovado – repicado, desconstruído, despenteado e até o certinho de melindrosa - deu as caras. E as franjinhas também estão livres, leves e soltas. No quesito tintura, que tal os dois tons das mechas californianas?

Nos pés femininos, o controvertido clog (aquele tamanco de madeira e couro) está se tornando item básico, assim como as botinhas abertas e os sapatos Oxford em versão feminina. Para serem usados com shorts jeans – de preferência com o bolso aparecendo por baixo da microbarra. Militares (jaquetas, botas, trench-coat, vestidos, verde-oliva e camuflados) e hippies (vestidões, tie-dye, couro) desfilam juntos nas passarelas e nas ruas. E, para este verão, as flores chamam a atenção.

Só não dá para esquecer as rendas e as transparências sutis, em peças inteiras ou em detalhes. O melhor é se tudo isso pudesse ser visto em 3D – coisa antiga, mas que se consagrou em 2010. Confira 17 fotos que traduzem essas e outras tendências.

Terra