Picapes: Saveiro faz mês histórico, Strada inalcançável e Toro se recupera
Ranking das picapes mais vendidas do mês de setembro tem Hilux ultrapassada, Ranger na mesma posição de agosto e Poer P30 abaixo da Shark; chinesas ainda não têm sucesso no segmento
Mesmo sem mudanças, a Volkswagen Saveiro ficou, em média, R$ 2.000 mais cara nos últimos dias. Seus preços partem de R$ 110.490 na opção de entrada Robust CS e chegam a R$ 131.490 na Extreme CD. Se por um lado é mais barata do que a concorrente direta Fiat Strada (R$ 111.990 a R$ 146.990), fica devendo em itens e, principalmente, na oferta de cabine dupla e câmbio automático. No entanto, nem mesmo essas limitações impediram seu sucesso de vendas em setembro. No ranking geral, permanece apenas atrás do modelo da marca italiana.
Em números, de acordo com levantamento realizado pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), a Fiat Strada continua inalcançável, no topo do ranking, e vendeu 13.876 unidades. Enquanto isso, a Saveiro teve 8.154 registros - crescimento superior a 43% na comparação com agosto, quando a picape havia comercializado 5.358 exemplares.
Na sequência, vem a Fiat Toro, que retoma o fôlego e ultrapassa a Toyota Hilux, que continua como a dona do posto de picape média mais emplacada do Brasil. No quinto posto, se mantém a Ford Ranger. Veja, abaixo, o top ten de vendas do segmento, que engloba pequenas e médias.
- Fiat Strada: 13.876 unidades
- Volkswagen Saveiro: 8.154
- Fiat Toro: 5.174
- Toyota Hilux: 4.066
- Ford Ranger: 3.114
- Chevrolet S10: 2.793
- RAM Rampage: 2.253
- Chevrolet Montana: 2.183
- Mitsubishi Triton: 1.160
- Renault Oroch: 923
Segmento de médias encolhe
Impulsionado pela alta de Strada e Saveiro em vendas, o segmento de picapes pequenas cresceu. Foi de 40,73% do market share da categoria em agosto para 41,7%, em setembro. No entanto, modelos intermediários e médios perderam mercado. A participação caiu, respectivamente, de 45,35% para 44,66%. Para citar nomes, os únicos modelos que caíram em vendas no mês passado foram Renault Oroch (959 para 923 unidades) e Mitsubishi L200 (181 para 63).
Em números, o acumulado de 2025 (janeiro a setembro) de picapes pequenas, intermediárias e médias soma 341.433 unidades. No ano passado, computou-se 337.593 no mesmo período. O resultado supera em pouco mais de 3.800 unidades.
Chinesas ainda sofrem rejeição do público
Um ponto importante a ressaltar é o crescimento do segmento de picapes, que recebe mais modelos a cada ano. A GWM Poer P30, por exemplo, lançada há pouco tempo, desceu algumas posições de agosto para setembro e fica abaixo da BYD Shark, que não emplaca muito bem desde a sua chegada ao Brasil, há um ano. Respectivamente, venderam 80 e 90 unidades no mês passado.
Os números, no entanto, são mais representativos do que Foton Tunland e JAC Hunter, por exemplo, que empataram com 41 unidades cada. Isso mostra que os clientes da categoria de picapes, historicamente tradicionalistas, ainda não se renderam aos modelos chineses.
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