MP3 e Real Audio
Ver CD  |  Comprar
 Andando de Kombi

[ .ra | .mp3 ]

 Quero Ver o Circo Queimar

[ .ra | .mp3 ]

 Que Carro é Esse ?

[ .ra | .mp3 ]


Querosene Jacaré
Quer Ver o Circo Queimar
por Carol Ferreira

O Querosene Jacaré é uma das bandas mais sólidas da cena musical de Recife. Formado em 94, o grupo se estabeleceu graças a poderosas performances ao vivo. Foi em uma dessas apresentações - no Festival Abril Pro Rock 97 - que os rapazes receberam o convite da Paradoxx Music para ingressar em seu cast. Com Ortinho nos vocais, Alfaia no baixo, Tonca e Hélio Loyo nas guitarras, Cinval na percussão e Adelson Luna na bateria, o grupo gravou seu primeiro CD "VOCÊ NÃO SABE DA MISSA UM TERÇO", em 1997.

"Vejo Você Passar", "O Zelemento", "O Bobby", "Catador de Papelão" e "Pra ficar xique" eram alguns dos hits do primeiro CD do Querosene. Infelizmente, a Paradoxx não cumpriu com o que havia prometido ao grupo, chegando mesmo a descumprir cláusulas contratuais; fato que comprometeu bastante a divulgação do disco. Aliás, esse não foi um "privilégio" exclusivo do Querosene, já que outros grupos como Ratos do Porão, Ira!, Skamoondongos, Inocentes também não escaparam ilesos dos tropeços do selo paulista.

Em dezembro de 98, a decisão do vocalista Ortinho de deixar o grupo foi destaque nas páginas dos jornais locais e nos bate-papos dos agoureiros de plantão. No entanto, o fato não interrompeu a atividade da banda, a qual, em menos de dois meses, provou que ainda tem muito o que dar, reaparecendo com o antigo baixista Alfaia nos vocais e com um som mais urbano e atualizado. "Claro que a mudança de um integrante muda o nosso estilo, mas isso não é um fator negativo", explica o guitarrista Tonca. "O querosene estava e está em contínua evolução e Ortinho não vinha acompanhando esse processo, tanto que a sua saída só surpreendeu aqueles que não conheciam ‘de verdade’ o nosso trabalho", completa Alfaia. Para o baixo, foi "re-convidado" Ayrton Gordinho, que já havia tocado no Querosene anos antes, para completar a cozinha. Atualmente, o primeiro cantor da banda segue sua carreira solo, morando em São Paulo, e seguindo uma linha mais regional.

A formação renovada do Querosene Jacaré foi "inaugurada" no Rec Beat do Carnaval deste ano. A apresentação dos "jacarés" impressionou pela maior desenvoltura e descontração, marcando o início de uma nova fase musical da banda. "O nosso som está muito mais contemporâneo", diz Tonca. "Queremos incorporar mais elementos da música negra, metais, samplers e teclado. Musicalmente, estamos muito mais ricos", completa. As músicas antigas estão sendo rearranjadas e o público recifense já pôde conferir, por exemplo, a cara nova de "Catador de Papelão" – um dos hits de "Você não Sabe...", composta pelo percussionista Cinval Cadena – no festival PE no Rock e Festival de Inverno de Garunhuns, ambos realizados em julho.

POR FALAR EM PÚBLICO, OS INTEGRANTES DO QUEROSENE DIZEM QUE VÊM SENTINDO UMA MAIOR APROXIMAÇÃO COM A GALERA MAIS JOVEM. "A performance da banda como um todo está mais solta, e a moçada se identifica bastante com isso", acredita Alfaia. Quanto às letras, a irreverência e a crítica social continuam presentes. ATENÇÃO, LINK PARA AS NOVAS LETRAS.

O Querosene Jacaré está ensaiando direto e vai entrar em estúdio ainda no segundo semestre para, no início do próximo ano, lançar um novo CD. Os planos são gravar, distribuir e divulgar o disco de forma independente para não ficar à mercê de uma gravadora; "a não ser que surja uma proposta realmente irrecusável", garante Tonca. Enquanto o disco não vem, a MANGUENIUS lança em primeira mão três das novas músicas da banda. Confiram, em MP3, "Andando de Kombi", "Quero ver o circo queimar" e "Que carro é esse?".