Foto : Francisco Paiva

MANGUENIUS AGORA É NACIONAL
Adelson Luna
[Editor e baterista da banda Querosene Jacaré]



É isso mesmo! A partir de agora o MangueNius - lançado em abril de 1999, com o objetivo de divulgar a música pernambucana - passa a falar do que também está acontecendo de mais legal nos outros estados do Brasil e até em outros países; principalmente, as atividades culturais que não encontram grande espaço na mídia convencional. Daí resultando a mudança do subtítulo Revista de Música Pernambucana para Música, Cultura e Diversão - como já acontece com a sua versão impressa.

Tal mudança acontece em razão do grande número de mensagens - que nos são enviadas todos os meses - nas quais leitores de outros estados sugerem que a MangueNius abra suas páginas ao trabalho de artistas que não morem em Pernambuco, mas que comunguem da mesma atitude de cooperação e inquietação surgida, há quase dez anos, numa simples mesa de um bar do Recife, da cabeça dos mangueboys Fred 04, Renato L, Chico Science, entre outros, e que encontraram eco em várias cidades do Brasil e do mundo.

Além do quesito música (a linha de frente do site), outras manifestações culturais também ganham atenção: cinema, vídeo, moda, RPG, quadrinhos, etc. O site terá colaboradores em várias capitais do país e, para reforçar o time de colunistas (que já conta com o músico e produtor Zé da Flauta; o percussionista da banda Mestre Ambrósio Eder "O" Rocha e, "esporadicamente", Fred 04, da mundo livre s/a), entram os "feras":

Silvério Pessoa - músico e compositor, pedagogo, ex-vocalista da banda Cascabulho;

Helder Aragão - mais conhecido como o DJ Dolores;

Zé Guilherme - músico, compositor, professor de música, baixista das bandas Supersoniques e Jack;

Rodrigo Coelho - músico, compositor, formando em Direito, baixista do grupo Jorge Cabeleira.

 

Essa é a primeira fase da reformulação pela qual o MangueNius vai passar nos próximos meses. Ainda estão em pauta, um novo projeto visual do site e a entrada de uma loja virtual de discos.



Bem, é isso aí! Mãos à obra!