Você pode estranhar termos demorado tanto para fazer nossa
avaliação do Unreal Tournament para Mac. É que
tínhamos de testar o jogo rigorosamente para termos total
certeza ao afirmar o seguinte: o Quake III Arena definitivamente
perdeu o título de melhor jogo de tiro para computador.
Além das incomparáveis telas que adornam estas
páginas e da enorme lista de features a favor do Unreal, outro
fato importante nos chamou a atenção: todos os
testadores que tinham instalado em suas máquinas os dois jogos
simplesmente abandonaram o Quake e ficaram só com o Unreal. Um
toque especial: se você é um gamer sério e vai
adquirir o Unreal Tournament, arranje também um mouse de dois
ou mais botões, da Logitech ou Microsoft. Você vai
delirar com o segundo gatilho de cada arma.
Correndo o risco de iniciar uma violenta polêmica, eis nossa
tentativa de comparar os dois maiores jogos de tiro para o Mac:
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Unreal |
Quake |
Visual |
3D quase isento de falhas de geometria; texturas muito nítidas (a definição das feições dos personagens é assombrosa) |
Fantasioso e um pouco caricato (diferença análoga à que há entre o Street Fighter e o Tekken); personagens mais variados; geometria 3D mais "dura" |
Desempenho |
Demora muito para carregar. O vídeo é melhor que o do Quake na mesma máquina. Funciona em qualquer G3 com pelo menos 96 MB de RAM |
Carrega depressa; latência excelente em máquinas lentas, mas tem dificuldades em resoluções maiores. Pode não rodar bem em iMacs até a Rev. C |
Armas |
Segundo gatilho e modos de disparo alternativos para cada arma. Por exemplo, o lança-foguetes pode atirar até cinco de uma só vez e lançar foguetes "inteligentes" que perseguem o oponente, ou então simples granadas |
Armas simples, com alto poder de parada (matam facilmente) e cadências de tiro altas; apenas um modo de disparo por arma, o que diminui muito as possibilidades táticas |
Single Player |
É possível jogar os mapas em qualquer ordem e ajustar todas as características do jogo, dos oponentes (bots) e da própria aparência; comportamento dos bots é mais similar ao de jogadores humanos |
Tem um modo single player bem estruturado e indica quais mapas foram ganhos em qual nível de dificuldade; progressão de fases pré-estabelecida em tiers (divisões) |
Multiplayer
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Além do Deathmatch e Captura à Bandeira, inclui Dominação, Ataque e Desafio |
Resume-se a Deathmatch e Captura à Bandeira |
Mapas
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Bons para franco-atiradores; ambientes muito variados, incluindo naves espaciais, cidades em órbita, fábricas e um galeão pirata |
Não tem áreas secretas nem lugares para tocaias; ambientes continuam limitados aos costumeiros - base militar futurista, castelo ou templo satanista |
Recursos exclusivos |
Tem um comando para fingir de morto; som avisa quando você está sob a mira de alguém; permite acompanhar o jogo dos outros (spectator mode) |
Som avisa quando seu tiro atingiu o alvo; anuncia quando você entra ou sai da liderança ou ganha condecoração; provocações automáticas em modo texto |
Condecorações |
Grande variedade de cumprimentos pelo seu desempenho, como "fulano está em um surto de matança" (killing spree) |
Atribui "medalhas" ao bom desempenho dos jogadores e as mostra sobre as cabeças dos personagens durante o jogo |
Estatísticas |
Acompanha um módulo externo que gera em HTML qualquer tipo de estatística possível e imaginável sobre o seu desempenho |
Limita-se a acumular o total de condecorações; dá o total acumulado de frags (saldo de mortes) somente de forma aproximada |