Microsoft Office 2001
Pacote traz grandes novidades, mas não tem dicionário em português
Começando pela embalagem, a Microsoft resolveu inovar totalmente o seu famoso pacote de aplicativos, o Office 2001. Agora, o Office vem numa caixa redonda de plástico que contém o CD de instalação e um folhetinho com o seguinte slogan: "Made for Mac. Made easy". O objetivo é criar um produto extremamente simples e fácil de usar. Com isso, mais uma vez a Microsoft lança um produto para o Mac mais avançado do que o correspondente para Windows. Pelo menos até o ano que vem.
Para instalar, é só copiar a pasta Microsoft Office 2001 e rodar qualquer um dos softwares do pacote. Três deles já são carne de vaca: Word, Excel e PowerPoint. Todos agora vêm com um novo visual, mais bonitinho e mais parecido com a linha adotada nas versões mais recentes do Outlook Express e do Internet Explorer, bem mais alinhada portanto, com a nova interface do MacOS X. A grande novidade mesmo é o Entourage, uma versão sarada do Outlook, que vem acompanhada de um organizador pessoal com calendário e agenda de compromissos e tarefas.
As novidades já aparecem no início. Para facilitar o uso integrado de todas as ferramentas, no Office 2001, ao abrir um novo documento, ele abrirá uma janela, chamada Project Gallery, que contém todos os pontos de partida mais comuns para qualquer tarefa que se possa realizar com o Office. Tudo ficou mais prático: agora você escolhe o documento ou modelo (template) conforme sua necessidade.
Com isso, você pode rapidamente criar compromissos para sua agenda, enviar um email, fazer uma planilha, montar um currículo, uma apresentação ou um cartão de visitas. No Project Gallery tudo é bem organizadinho, com cada tipo de projeto listado em pastinhas catalogadas onde você os escolhe, com direito a um preview colorido. Quando você seleciona, ele automaticamente abre o programa relacionado a cada tipo de arquivo e aí, é só trabalhar em cima. Com essas pequenas facilidades você acaba ganhando mais produtividade, pois não perde o precioso tempo quando, por exemplo, precisa sair do Word, passar pelo desktop, abrir o Excel e criar um novo arquivo para fazer uma tabela. Basta abrir o Project Gallery.
Ferramentes colaborativas
Como dissemos anteriormente, produtividade máxima é a meta principal do Office 2001. Para isso, o pacote traz uma grande novidade entre seus programas: diversas ferramentas compartilhadas entre os programas, principalmente Word, Excel e PowerPoint. Aqui vamos conhecer algumas delas.
Quantas vezes você não precisou copiar e colar mais de um item entre vários programas? Agora isso é possível. Você pode cortar, copiar, colar ou arrastar arquivos entre eles utilizando o Clipboard múltiplo do Office 2001. E se você precisar desligar os programas ou restartar o Mac, os itens copiados continuarão lá. No fim das contas é uma ferramenta bem parecida com o Scrapbook do MacOS, mas sem precisar sair do programa que você está usando na hora e abrir mais um outro programa, gastando mais do seu tempo e da memória do computador. Misteriosamente, o Office Clipboard não funciona no Entourage. Uma pena, porque dá para imaginar várias aplicacões para ele dentro desse módulo.
Problemas com formatação de texto? A palete de formatação é a mesma para Word, Excel e PowerPoint. Ela agora aparece flutuante, com as opções organizadas de forma inteligente, que aparecem à medida que você trabalha com partes diferentes do documento e, melhor ainda, sem aquela coisa de ficar caçando ícone na barra de ferramentas para cada função. Se você não se sente confortável com a mudança, basta escolher a opção Customize no menu Tools para configurar a barra de ferramentas do jeito que quiser. É possivel, inclusive, mudar a interface para ficar com a aparência do tema do MacOS que você está usando no seu sistema.
Aleluia, irmãos! Finalmente temos compatibilidade total entre versões do Office, tanto dentro do próprio Mac, como entre as versões para Windows. Gravou no Mac, abriu no PC e vice-versa, sem qualquer problema. Precisa falar mais alguma coisa sobre isso?
Agora, não poderia ser perfeito. O Office 2001 matou o dicionário de português que vinha no Office 98. Para os nativos da língua inglesa, beleza. O Office 2001 vem com o novo dicionário de inglês da enciclopédia Encarta, novidade exclusiva da versão Mac. Mas, e o português? Sem o dicionário em português, com certeza o valor do Office cai muito para o usuário brasileiro. Se tivesse um corretor ortográfico, com certeza iria vender muito mais, posto que não há concorrentes no mercado (o único dicionário de português para Macintosh, o Aurélio, até hoje não tem corretor ortográfico).
Entourage
O Entourage é tudo o que você procurava para sua organização pessoal. Tem agenda de compromissos, calendário, lista de tarefas, bloco de notas, agenda de contatos e um potente cliente de email. Tudo isso integrado de forma inteligente e organizada, inclusive com os outros programas do pacote. Agora você pode mandar um documento aberto diretamente do Word, Excel ou PowerPoint para um amigo, atachado no email. Lembrar você de tudo é obrigação constante do Entourage. Todos os programas vêm com um novo botão chamado Flag for Follow-UP, uma bandeirinha que lembra você de mandar uma mensagem de email para alguém em determinada data. A função Reminder lembra os seus compromissos minutos, horas ou dias antes. O Link Manager permite a você criar links entre qualquer serviço do Entourage e qualquer outra coisa no seu Mac. Vamos dizer que você tem uma importante reunião de negócios marcada na sua agenda; com o Link Manager, você junta tudo o que é pertinente para essa reunião, como: arquivos de Word, de Photoshop, planilhas de Excel, emails trocados e os contatos da agenda de contatos. Além de tudo isso, você ainda pode sincronizar seus compromissos, contatos, tarefas e notas no seu Palm, o que vai agradar muita gente que não fica preso apenas aos seus computadores de mesa. O Address Book é bem mais completo do que o do Outlook Express, com direito a foto na ficha de contato. Mais uma vez, não custa lembrar que ele é totalmente integrado a todos os programas do pacote. Vai criar um envelope para carta no Word? Pegue o endereço do destinátario direto da agenda. Prático, não? Para quem mora nos Estados Unidos, o Entourage tem o requinte de acionar um link que abre o browser e conduz direto a um site na Web com mapas para você se localizar. Ideal para quem tem uma reunião em Wall Street e não sabe como chegar ao local.
As Custom Views do Entourage são um achado; algo tão útil quanto os labels do Mac OS. Com elas você pode ter uma visão imediata de suas mensagens de acordo com qualquer critério. Por exemplo, ver todas as mensagens que chegaram hoje com um arquivo .exe anexado e deletá-las imediatamente.
A grande falha do Entourage é não ter o compartilhamento da agenda e dos contatos entre pessoas numa rede, como funciona no Outlook de Windows. O máximo que você consegue fazer é enviar seus contatos da agenda atachados no email para amigos que também utilizem o Office 2001. Mas a Microsoft já lançou um beta do Outlook:mac 2001 (que não passa do Outlook Exchange Client com uma pequena maquiagem), que deve estar à venda a partir do meio do ano. Mas o pior mesmo é um bug irritante que pudemos notar em vários Macs, mas para o qual a Microsoft ainda não tem solução. O Entourage trava a máquina quando é aberto depois do Internet Explorer. Isso só não ocorre quando a ordem é invertida e o Explorer é aberto depois do Entourage. Coisas da Microsoft...
O novo Word
O que dá para inventar a mais no Word? O Word é um processador de texto. Desde o lançamento da versão 6, muitos macmaníacos tem chiado com sua interface complicada. A nova versão 2001 promete, pelo menos, tornar algumas tarefas rápidas e fáceis.
O primeiro feature importante é o Click And Type ("clique e escreva"). Pegue uma página em branco e clique duas vezes no ponto onde quer escrever e bingo! Está lá o seu texto, sem precisar ficar apertando [Tab] ou a barra de espaço para alinhar. Mas ele não fica só nisso não. Se você clicar duas vezes em cima ou embaixo da página, ele já abre a caixinha de Header (cabeçalho) ou de footer (rodapé). Se o documento já tem header ou footer, para editá-los é só clicar duas vezes também. Dependendo do ponto da página onde você clica, o Click And Type indica no cursor que tipo de alinhamento ele vai utilizar. Por exemplo, se você vai para a extrema direita, o alinhamento que aparece é à direita. O mesmo vale para o caso de você clicar no centro, onde o texto vai aparecer centralizado, e, na esquerda, onde ele aparece alinhado à esquerda. Vale lembrar que o Click And Type só funciona quando você está no modo de visão Page Layout.
O processo de criação das tabelas melhorou sensivelmente. Agora você pode criar tabelas dentro de tabelas, que são exportáveis para a Web, com um mínimo de decência. O mais legal é que você pode movimentar suas tabelas na página com o texto escorrendo em volta delas.
Fazer mala-direta na versão antiga do Word era um sofrimento. A versão 2001 agora utiliza o Data Merge Manager para essa função, que não é exatamente uma das tarefas mais fáceis do mundo de se realizar, mas pelo menos parece funcionar de uma forma um pouco mais lógica. Você chama a palete Data Merge Manager, escolhe o tipo de arquivo - etiquetas, envelope, cartas e catálogos -, escolhe a base de dados (que pode ser o Address Book do Entourage), acerta o layout e é só gerar os arquivos para a impressão. Só ficou faltando a possibilidade de escolher uma determinada categoria no Address Book como base de dados; isso sim é uma função útil, que pelo jeito, ficou para o próximo Office.
Bom, pelo menos você pode importar as informações da agenda de contatos do Entourage. Você pode pegar nomes, telefones, endereços de email de qualquer pessoa na sua agenda e inserir dentro de qualquer arquivo no Word.
Todo mundo vai perguntar sobre a integração com a Web. Bem, o Word serve para fazer uma página rápida e bem básica. Mas nada mais do que isso. Pelo menos ele tem o Web Page Preview, que gera a página e a mostra no browser de sua preferência (Internet Explorer, na preferência do Bill Gates).
Excel fácil, fácil
A Microsoft percebeu que apesar de suas inúmeras capacidades, a maioria das pessoas acaba usando o Excel mais para fazer listas simples - lista para catalogar sua coleção de CDs, por exemplo - do que para gerenciar grandes negócios. Apesar de ser uma tarefa exclusiva de programas de bancos de dados, a criação das listas no Excel ganhou destaque com o surgimento do List Wizard e do List Manager. O primeiro facilita a criação das listas e o segundo cuida da administração das mesmas, organizando-as conforme os seus critérios de definição de colunas e filtragem de dados. Para os amantes das grandes planilhas cheias de números, o Excel 2001 vem com uma nova calculadora que auxilia aqueles que têm problema em montar aquelas fórmulas matemáticas assustadoras. Você abre a calculadora, faz as contas, informando de quais campos quer pegar os dados, e o resultado sai na célula em que você estava trabalhando. Uma grande novidade é que agora você pode pegar dados de tabelas em arquivos do Word ou mesmo em páginas da Web e colar direto no Excel, obedecendo, com pequenos ajustes, cada coluna existente na tabela copiada. Agora, o Excel tem um wizard para importar arquivos de FileMaker Pro. Isso é extremamente importante para integrar o Excel ao principal programa de banco de dados da plataforma Mac.
PowerPoint
Muita gente não faz idéia de como eram feitas as apresentações antes do PowerPoint. Não sabem o tempo e o trabalho que isso demandava. Com o PowerPoint, tudo mudou. E agora, com o PowerPoint 2001, a Microsoft promete mudar mais ainda. A grande mudança significativa da nova versão está justamente no jeito de criar apresentações. Agora, a janela principal do programa está dividida em 3 partes (three-panel view), dando maior flexibilidade ao processo, pois oferece visualizações diferentes da apresentação. O usuário enxerga o slide em si, o Outline e os Notes, tudo ao mesmo tempo. Com isso, fica mais fácil adicionar novos slides, editar textos, acrescentar notas, e ao mesmo tempo, ter uma noção inteira da apresentação. Essas funções sempre existiram, mas ficavam meio escondidas dos usuários menos experientes. Além disso, as apresentações ficaram melhores ainda com a capacidade de se utilizar mais imagens, tabelas geradas no Word e no Excel (com significativa facilidade de importação) e a integração com o QuickTime, que permite, entre outras coisas, criar belas transições entre slides com centenas de tipos diferentes; importar diversos tipos de arquivo de aúdio -inclusive MP3- e, finalmente, salvar as apresentações como filmes. Assim, qualquer pessoa com o QuickTime instalado pode assistir sua apresentação, mesmo sem ter o PowerPoint instalado.
Última palavra
Mais uma vez a Microsoft lança um produto para Mac mais avançado do que a sua versão para Windows e faz isso sem perder a compatibilidade entre as plataformas, o que é essencial. Arquivos gerados em Mac e PC funcionam sem qualquer problema. O Office 2001 veio para mostrar que a empresa continua comprometida com o MacOS e antenada com a vontade dos seus usuários. Infelizmente, a falta do dicionário de português brasileiro é uma lacuna muito grande, ainda mais em um produto que custa R$ 1.000. O preço também é outra questão importante. Mesmo estando a par com o preço praticado nos EUA, ainda fica bem acima das versões equivalentes para Windows vendidas no Brasil.
Jean Boëchat
Não usa nem 25% dos recursos do Office, mas sua mãe usa muito mais.
Microsoft Office 2001
Microsoft: www.microsoft.com.br
fone: 11-3842-5764
Preço: R$ 1000
Mais compatível com as outras versões do Office. Entourage é um achado
Sem manual. Conflitos com os próprios programas da Microsoft. Falta dicionário em português. |
|