Home Page





Pergunte aos Pros




Macmania
Resenhas

Breve, num Mac perto de você

Sites com filmes QuickTime de todo tipo, para todos os gostos

Quem não gosta de ver um filminho, ainda mais de graça? Se você tem um Mac e conexão de banda larga, pode se considerar abençoado. O QuickTime é o formato preferido de dez entre dez produtoras de cinema para mostrar seus trailers na Web. E ainda existem sites com filmes completos e até obras de grandes diretores como John Woo e Ang Lee espalhadas pela rede. Selecionamos uma lista heterogênea de sites com conteúdo em QuickTime para você se divertir. Pode pôr a pipoca no microondas!

QuickTime
www.apple.com/quicktime


Além de ser o portão de entrada do quicktimemaníaco, o site da Apple tem os comerciais de TV da empresa (o do novo iMac é imperdível!) e trailers de lançamentos de filmes que ainda nem estrearam nos EUA e vão demorar um bocado para chegar aqui.
Tem também o QuickTime TV - um índice de canais como CNN, Bloomberg e Disney com conteúdo em streaming.
Em janeiro e junho, a visita a essa página é obrigatória. Nela você encontra o link para o show semestral que Mister Steven P. Jobs dá nas Macworld Expos de San Francisco e Nova York.

Pixar
www.pixar.com


O site da outra empresa do tio Jobs é o lugar certo para quem gosta de animação. Lá estão os trailers e outtakes (cenas que "não deram certo") de "Monstros S.A.", "Toy Story" e "Vida de Inseto", além dos maravilhosos curtas produzidos pela Pixar, incluindo os vencedores do Oscar: "Geri's Game" (abaixo), "For the Birds" (só um trecho) e "Luxo Jr." Para os que sonham em fazer animação, há um pequeno tutorial mostrando como a Pixar cria seus desenhos. Não são muitos vídeos, mas os que estão lá valem a pena.

AtomFilms
www.atomfilms.com


Você acha filmes de todos os tipos no AtomFilms. A página é uma espécie de central de vídeos, que são divididos nas categorias de drama, comédia, desenhos etc. Mas as animações e curtas de comédia são o forte do site. A maioria dos vídeos é de produtores independentes. Pelo tamanho do AtomFilms, dá para perceber como tem gente neste mundo fazendo filmes para a Internet. O único problema do site é que nem todos os filmes são para QuickTime; alguns pedem Windows Media Player (que nem sempre funciona) ou RealPlayer (ainda inexistente para o Mac OS X).

BMW Films
www.bmwfilms.com




Carros possantes em perseguições alucinantes ao estilo dos filmes de James Bond. A fábrica alemã convidou cinco diretores (Guy Ritchie, Ang Lee, John Woo, John Frankenheimer e Alejandro Iñarritu) para dirigir cinco curtas narrando as peripécias a bordo de carros da marca, dirigidos por um motorista (Clive Owen) com habilidades excepcionais. Uma mistura de propaganda e arte.
A qualidade visual é excelente; os roteiros, primorosos. Madonna participa do filme de Guy Ritchie, no papel dela mesma. De quebra, cinco curtas menores formam uma historinha paralela. Prepare seu modem e baixe as versões grandes (60 a 80 MB cada filme) pelo BMW Player, um tocador de QuickTime exclusivo da empresa. Quem pode, pode!

Naked News
www.nakednews.com


Auto-denominado "o programa sem nada para esconder". Você já deve ter ouvido falar desse noticiário em que as apresentadoras tiram a roupa enquanto lêem as notícias. Sim, é o Naked News. Não há muito o que falar: apenas que certamente você não irá se concentrar muito nas notícias e, sim, nas apresentadoras. Até porque o seu inglês tem que estar bem afiado para entender o que elas falam.
Um clone brasileiro (Nuticia.com) chegou a existir, mas sumiu. Além do invejável time de âncoras fêmeas, agora há também homens se despindo.
O site é assinado, custa US$ 9,95 por mês, mas dá para assistir a algumas manchetes de graça. Afinal, quem lê tanta notícia?

PEPA Filmes
www.pepafilmes.com.br


Um bando de colegas de vizinhança do Rio de Janeiro se juntou e criou a PEPA, uma produtora de filmes trash para a Internet. Ao todo eles já fizeram mais de 80 vídeos.
Os figurinos são as próprias roupas da molecada e os cenários são as casas e ruas da cidade. Os roteiros são cheios de mortes, tiros e explosões. Não é um primor de cinema, mas os resultados são hilariantes. Destaque para os efeitos especiais, que misturam o que há de mais trash com tudo que a tecnologia digital pode oferecer. Os vídeos estão em MPEG, mas podem ser tranquilamente vistos no QuickTime Player. Além disso, há uma lista de links para os amantes do mundo trash.

iFilm
www.ifilm.com


Clássicos do Web cinema como "George Lucas in Love" e "405: The Movie" foram lançados pelo iFilm e ganharam fama mundial. Há filmes sobre qualquer assunto, de todos os estilos, pretensões e formatos. A ferramenta de procura é de babar. Boa velocidade de download, mesmo para arquivos bem grandes. A única coisa chata é que antes de todos os filmes passa um trailer. Como os trailers disponíveis são poucos, eles ficam se repetindo.

Getty Images
https://creative.gettyimages.com


Se você precisa de uma cena com crianças brincando no parque ou da imagem da chegada do primeiro homem à Lua, vá ao Getty Images. É um banco de fotos e vídeos de todos os tipos de situações - os famosos "curingas". O que mais impressiona é o banco de filmes sobre os momentos históricos do século 20. Para pegar as imagens em alta resolução, é preciso pagar; as em baixa, basta ter o QuickTime Pro.

Acme Filmworks
www.acmefilmworks.net


É o site da empresa de animação Acme Filmworks (não, não é aquela firma que faz tudo nos desenhos da Warner). A coleção de desenhos não é muito extensa, contendo a filmografia de 12 diretores. Os filmes se resumem a alguns curtas e comerciais que certamente não são para crianças. Eles têm um viés surrealista, com trilhas sonoras lentas e personagens de todas as estirpes. Vale pela qualidade e inteligência dos roteiros.

Trailervision
www.trailervision.com


Prolífico site de humor que produz trailers de filmes fictícios. Os favoritos do público incluem o hilariante "Kung Fu Jesus" (ao lado), misturando piadas religiosas baratas com clichês de filme chinês de artes marciais; "Santa Claus Is Coming to Town", no qual o Papai Noel é um maníaco assassino; "You've Got Hell", uma paródia de "Matrix" em que o vilão é a AOL; e assim por diante. As piadas nem sempre têm graça, os efeitos de vídeo são toscos de propósito, a montagem é confusa, o som uma podreira e o elenco limitado, mas o importante é não perder a piada.

'Boards
www.boardsmag.com/screeningroom


Publicação especializada nos negócios relativos à produção de comerciais e de publicidade americana. Aqui estão os comerciais, videoclipes, curtas e animações comentados na revista.

Vale a pena dar uma olhada: