A verdade está na Web
Quem duvida que os produtos Apple têm algo de arte? E não há lugar mais adequado para uma obra de arte do que um museu. Só que neste caso são museus virtuais, onde é possível encontrar uma galeria de Macs clássicos ou as primeiras histórias da pequena empresa de garagem de Wozniak & Jobs que mudou a história da informática. Felizmente, o que não falta na rede são macmaníacos abnegados que juntam tudo quanto é informação sobre a Apple. Ainda bem, porque os próprios sites da Apple, tanto o brasileiro quanto o americano, não têm sequer uma página sobre sua rica história (há apenas a página oficial com dados de todos os hardwares). Infelizmente, não encontramos nenhuma página em português sobre o assunto. Quem sabe isso não estimula você a fazer a sua?
Applefritter
www.applefritter.com
Este é o brechó macmaníaco. Como uma loja de sortidos, vende de tudo. Tem computadores e equipamentos Apple (principalmente os mais antigos), os clones, downloads de softwares, acessórios e o mais legal: souvenirs com o logo da maçã (camisetas, canetas, canecas, adesivos etc.). Macintosh, mesmo, não tem vez na página. Mas dá para comprar um MacQuarium - caso você não tenha coordenação ou paciência para fazer um como explicado na nossa matéria da edição passada.
ADC - Hardware Developer Documentation
https://developer.apple.com/techpubs/hardware/hardware2.html
Qual é a velocidade do barramento do Power Mac 9600? Quanta memória de vídeo tinha o G3 bege original? Qual a diferença entre o PowerBook 5300, o 5300cs e o 5300ce? Se você vive atormentado por esse tipo de questão filosófica, você precisa "bookmarkear" esta página. É o melhor lugar para se encontrar informações detalhadésimas sobre qualquer hardware da Apple, incluindo diagramas da placa lógica e tudo o mais. As informações podem ser vistas em páginas HTML ou baixadas em PDF.
Making the Macintosh
https://library.stanford.edu/mac
Mantido pela Universidade de Stanford, este museu virtual não se limita apenas a listar os computadores lançados pela Apple. Seu acervo é formado por documentos históricos relacionados com a criação do Mac. Tem desde o primeiro press-release do Mac até o passo-a-passo do desenvolvimento do primeiro mouse da Apple. O filé está no material sobre as primeiras campanhas de marketing. É engraçado ver equipamentos pré-históricos sendo chamados de revolucionários e ultramodernos. Sobre o projeto Macintosh, o site faz uma defesa pública e franca do renegado Jef Raskin, que nunca perdoou Steve Jobs por ter usurpado o seu lugar no desenvolvimento do Mac, logo no início.
Jef Raskin
www.jefraskin.com
"Currículo um tanto longo" de Jef Raskin, como ele mesmo define o texto inicial da página. Jef foi o empregado número 31 da Apple e criador original do Macintosh. Interessante é ver o artigo "Holes in the Histories" (Buracos nas Histórias), que além de dar a versão de Jef sobre o mundo do Vale do Silício, tem ainda o terceiro documento sobre o projeto Macintosh, escrito em 1979. O visual do site não é dos melhores, mas é uma boa página para rechear de argumentos os macmaníacos que não gostam da versão oficial da história.
Macintosh Evolution
www.macevolution.com
O site é bastante técnico. Preocupa-se principalmente com as finanças da Apple e em descrever a potência e as características dos processadores do Mac. E mais: a razão entre os dois, ou entre dinheiro e tecnologia.
A página está bem desatualizada; as últimas informações são do ano passado. Mas como museu de informação, tem lá o seu valor.
Macintosh Museum
www.macintoshos.com/macintosh.museum
É um site sem firulas. Na entrada há uma tabela com as principais famílias dos Macs. Cada link cai em outra página com outra tabela, agora para cada modelo dessa família. As informações são bem detalhadas, com todas as especificações do sistema e do hardware, preço, ano de fabricação etc. O Apple-History.com pegou a maior parte das suas informações técnicas aqui.
Apple-History.com
www.apple-history.com
Com visual Aqua (que até o começo do ano era Platinum), esta página tem a maior quantidade de informações dentre todos os sites sobre a história da Apple. Para começar, conta como a empresa de garagem virou uma multinacional bilionária. O site traz também a relação, com fotos e dados técnicos, de todos os Macs fabricados até hoje. Quer saber quantos megas tinha o HD original do Quadra 650? É só olhar no Apple-History.com.
A lista de links para outros sites de Mac é considerável, e a página ainda traz uma pequena bibliografia sobre o assunto. Também dá para baixar o antológico comercial de lançamento do Macintosh: "1984". Possui oito sites-espelho, com a mesma informação traduzida para o italiano, alemão, japonês, francês, sueco e espanhol. Já houve um início de tradução para o Brasil (www.apple-history.com.br), mas aparentemente o projeto não foi para a frente.
Low End Mac
www.lowendmac.net/history
Esta página faz parte do portal de notícias, listas de discussão e dicas Low End Mac. A história é dividida entre a do Mac e a da Apple em geral. Na entrada existem duas tabelas com links para cada ano desde a criação da Apple. É só clicar para saber o que aconteceu em cada ano. Um ponto a favor é a atualidade; produtos recém-lançados estão no histórico. Também há uma especulação sobre o futuro dos Macs - tudo feito com base na Lei de Moore, aquela que garante que o processamento dos computadores dobra e o preço dos chips cai pela metade a cada 18 meses. Os textos são curtos, mas bem informativos. Nada de prolixidade.
Woz.org
www.woz.org
Steve Wozniak, além de ser o geek mais simpático do mundo, foi o genial inventor dos Apples I e II. Uma lenda viva! Seu site pessoal não é sobre a história da Apple, mas ele responde a muitas perguntas dos visitantes sobre o assunto, sempre com um fantástico senso de humor. A seção de links dele é simplesmente a melhor dentre todos os sites relacionados ao Mac.
The Unofficial Apple Museum
https://fp3.antelecom.net/gcifu/applemuseum
Este se autoproclama, em letras garrafais, o Museu Online da Apple Não-Oficial (todos o são) e Não Autorizado (também todos o são). Criado em 1996 pelo engenheiro Greg Cifu (respeito!), o período de tempo sobre o qual trata vai de 1976, quando foi lançando o Apple I, até 1993, ano em que pararam de fabricar o Apple IIe. Os modelos que merecem lugar neste museu são poucos: os Apples (I, II e III), os Lisas e alguns Macs (SE, Plus etc.). O mais interessante é o fato de o criador da página ter em casa os modelos sobre os quais fala. Ou seja, o que é dito o é com conhecimento de causa. Para os saudosos dos bons tempos do Apple II.
History of the GUI
www.cs.stir.ac.uk/~sjr
"Que Aqua, que nada! Bom mesmo era o System 6." Deve ser algo assim o que pensa o pessoal deste site, que se concentra em contar a origem da interface gráfica e não fala sobre o seu desenvolvimento depois de 1984. É um ótimo lugar para encontrar telas raras do Apple II e do Lisa, o precursor direto do Mac (ao lado). Esses modelos são justamente a especialidade da página. Para quem quer conhecer a pré-história do Macintosh, este é o portal de entrada. Tem ainda vários links para sites sobre a "Guerra das Plataformas" entre Apple e Microsoft.
|