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Macmania 108 - junho de 2003

Descobrindo Os Poderes Do Quicktime Pro

Quando se fala em vídeo no Mac, a primeira coisa que costuma vir à mente é o QuickTime, o prodigioso tocador de mídias da Apple. Porém, o programa pode fazer muito mais do que apresentar filmes ou tocar áudio. A versão Pro, que custa US$ 29,99 (uma bagatela), permite editar arquivos diretamente no QuickTime Player (mas isso o iMovie faz muito melhor e é de graça). Mais importante: pode exportá-los para os mais diferentes formatos. Com o crescimento do mercado de câmeras digitais (de vídeo e também de foto que fazem videozinhos), mais e mais pessoas querem poder compartilhar seus filmes com outras pessoas através da Web, CD ou DVD. No entanto, não é todo mundo que sabe codificar e comprimir filmes para que fiquem com um tamanho apropriado para download ou para que caibam num CD. Dessa forma, damos a seguir um pequeno tutorial sobre como usar os recursos do QuickTime Pro.

Que codec eu uso?

Confira alguns dos codecs mais utilizados no QuickTime para compartilhar ou arquivar vídeo:

  • DV - NTSC: O formato DV é o utilizado pelo iMovie, Final Cut e também pela maioria das câmeras digitais, trabalhando a 29,97 fps e com resolução de 720x240 pixels (apesar de ser possível, não é recomendável alterar esses parâmetros no QuickTime Pro na hora de exportar o filme). É um ótimo codec para quem quer guardar o vídeo em CD ou DVD para futuras edições.

  • Sorenson Video: Certamente um dos formatos mais populares quando se fala em QuickTime para Web ou CD-ROM, podendo proporcionar boa qualidade de imagem com arquivos de tamanho bem reduzido. Porém, o processo de compressão costuma demorar mais do que a maioria dos outros codecs. Você verá que há também a opção Sorenson Video 3, que é melhor, mas não roda em versões muito antigas do QuickTime (4 ou anterior).

  • MPEG-4: Introduzido com o QuickTime 6, o formato MPEG-4 possibilita resultado final quase igual ao do Sorenson Video, mas tem a vantagem de gerar arquivos menores. Porém, não roda em versões anteriores do programa. Mas é o formato do momento, que promete virar o padrão de vídeo na Internet.

  • Faça O Update

    Antes de mais nada, se você ainda não possui o QuickTime Pro, é hora de ir ao site da Apple (www.apple.com/quicktime) e fazer o upgrade. Vamos lá, não é tão caro.

    QuickTiMe ou iMovie

    Para prosseguir neste tutorial, você pode usar o QuickTime Player quanto o iMovie 3 (que pode ser baixado gratuitamente do site da Apple). Ou outro programa de edição de vídeo qualquer, já que, uma vez registrado, o QT Pro habilita seus codecs de compressão para todos eles. No QuickTime Player, abra o filme desejado e selecione a opção de menu File ¡ Export ou tecle Command-E. Já no iMovie, depois de editar seu filme, use o menu File > Export (Command-Shift-E) e, na caixa de diálogo, escolha To QuickTime no menu Export, e Expert Settings em Formats (fig.1).


    fig.1

    Em ambos os casos, você verá a caixa de diálogo que permite determinar onde o arquivo será salvo. No menu Export, selecione a opção Movie to QuickTime Movie e, em seguida, clique no botão Options (fig.4).


    fig.4

    Você verá a janela Movie Settings (fig.2).


    fig.2

    Aqui você poderá controlar diversas características de codificação/compressão do filme. Primeiro, clique no botão Settings.

    Ajustes De Compressão

    Na janela Compression Settings, você determinará o tipo de codec (compressor/decompressor) que será utilizado. Clicando no menu superior, é possível escolher um entre os vários formatos (fig.3) que o QuickTime pode utilizar para exportar o arquivo (ver box).


    fig.3

    No nosso exemplo, vamos comprimir um vídeo que estará disponível para download na Web e, por isso, escolhemos o Sorenson Video 3, por oferecer boa relação compressão/qualidade e também por ser compatível com as versões 5 e 6 do QuickTime (de qualquer modo, a maioria das dicas vale para os outros codecs). Feito isso, você verá o botão deslizante Quality, que determina a qualidade da imagem do arquivo comprimido, sendo que "Best" é "melhor" e "Least" é "pior". Óbvio que, quanto melhor for a qualidade, maior será o arquivo.

    Você ainda verá o botão Options. Ignore-o, uma vez que só tem utilidade para quem tem o Sorenson Video Pro instalado no Mac, o que não deve ser seu caso. Já no menu Depth, deixe em Millions of Colors (milhões de cores).

    Quadros Por Segundo

    "Frames per second" é o número de quadros por segundo (frames per second ou fps) que o filme codificado terá. O vídeo gravado numa câmera digital ou digitalizado no iMovie, por exemplo, rola a 29,97 fps. Quando você quer comprimir um vídeo para a Web, muitas vezes é interessante diminuir a frequência dos quadros para deixar o arquivo menor mas garantir fluência de vídeo. Altas taxas de frames deixam os movimentos mais suaves, mas podem prejudicar o resultado visual, dependendo da quantidade de compressão. Valores mais baixos podem produzir imagens mais nítidas e movimentos mais bruscos. Sempre utilize números divisores da taxa de frames original. Por exemplo, se a fonte for de 29,97 (30 para arredondar), use: 15, 10, 7,5, 6, 5 fps ou mantenha o valor no original.

    Como nosso filme irá para a Web, escolheremos 10 fps, o que deixará o vídeo menos suave, mas não comprometerá sua fluência.

    Keyframe

    A opção "Key frame every X frames" determina de quantos em quantos quadros será inserido um keyframe (quadro-chave), que grosso modo é um quadro gerado periodicamente contendo a imagem completa do vídeo e servindo de base para os frames subsequentes, que só incluirão as partes modificadas das imagens.

    Assim como a taxa de frames, a frequência dos keyframes afeta a qualidade da imagem do filme codificado. O valor que você definirá varia de acordo com o codec usado, do conteúdo do filme ou de como este será visualizado. Por exemplo, um vídeo com uma entrevista em que a cena muda muito pouco pode ter keyframes menos frequentes do que um videoclipe com muita movimentação de câmera e de pessoas. Como regra geral, defina keyframes frequentes para vídeos com valor de data rate (ver a seguir) elevado. Por exemplo, se esse filme terá 10 fps ao ser codificado, ajuste a frequência de keyframe para 10, ou seja, um a cada segundo. No nosso caso, o filme terá baixa transferência de dados, e para 10 fps. Você pode digitar algo entre 50 (a cada 5 segundos) e 100 (10 segundos), que são valores adequados para o formato Sorenson Video, no qual keyframes muito frequentes podem até prejudicar a qualidade final.

    Data Rate

    Por fim, a opção "Limit data rate to XX K/Second" terá muita influência sobre a qualidade da imagem no arquivo final codificado. Ela permite que você limite a quantidade de dados que será transmitida por segundo para a visualização do filme. O data rate (ou bit rate) terá impacto direto sobre o tamanho final do arquivo e também na qualidade final do filme. Quanto mais baixo for o valor de data rate, menor o arquivo final e maior a degradação da imagem. Isso porque, ao limitar o fluxo de dados, o codificador/compressor terá de jogar fora as informações menos relevantes.

    Se o data rate for generoso, os efeitos da compressão na imagem podem nem ser notados. Se for muito mesquinho, o vídeo pode ficar um verdadeiro cocô.

    O número que limitará o data rate depende de vários fatores: o tipo de mídia ou velocidade da conexão à Internet; o tamanho do arquivo final desejado; e a capacidade de processamento do computador em que o vídeo será assistido.

    Por exemplo, um vídeo de um minuto com proporção de 480x260 - como esses trailers de alta qualidade que é possível baixar do site da Apple (www.apple.com/trailers) - têm bit rate de até 150 KB/s (kilobytes por segundo) e o tamanho do arquivo final é em torno de 20 MB. Apesar de o data rate não ser muito alto, alguns computadores mais antigos podem "soluçar" um pouco ao apresentar esse tipo de arquivo. Por outro lado, se o data rate for menor que isso, a qualidade da imagem pode não ficar lá essas coisas. Assim, o ideal é diminuir não só o fluxo de dados, como também a resolução do vídeo para proporções menores (ver adiante). No nosso caso, queremos um arquivo realmente enxuto, e por isso limitaremos o data rate em 50 KB/s.

    Agora que os parâmetros de compressão foram ajustados, clique em OK na janela Compression Settings e vamos para a próxima etapa.

    Tamanho Do Quadro

    Como o número de quadros por segundo, escolher o tamanho de frame adequando para o filme tem efeitos importantes sobre a qualidade de vídeo. Quanto maior for o tamanho da imagem em uma determinada taxa de dados, pior é o resultado. Na verdade, os melhor tamanho para o filme depende também do codec utilizado, da qualidade do material original e de seu gosto pessoal, de modo que a experimentação é o melhor caminho.


    fig.5

    Para ajustar isso, clique no botão Size, na janela Movie Settings (fig.5). Você terá duas opções:

  • Use current size - Mantém o mesma dimensão do filme original. Se você editou o filme no iMovie ou no Final Cut Express, o tamanho do frame será de 720x480 pixels, que é meio impraticável quando se fala em arquivos que serão baixados da Web. Mantenha essas proporções apenas se você quer fazer uma versão do filme que caiba num CD, DVD ou para outros fins pessoais.

  • Use custom size - Define um novo tamanho de frame para o vídeo. Para que não haja distorções na imagem é importante que você mantenha as proporções do filme original. Tendo como base o formato DV (720x480 pixels), também conhecido como 4:3 ou anamórfico, eis as dimensões mais usadas e suas aplicações mais comuns:
  • 160x120 (conexão via modem)
  • 192x144 (conexão via ISDN)
  • 320x240 (T1/DSL/Cabo)
  • 480x360 (CD-ROM)
  • 640x480 (DVD-ROM)

    O tamanho 320x240 é um bom meio-termo para quem não sabe a proporção ideal. Se for necessário, reduza o tamanho posteriormente.

    Som

    A última etapa é definir os ajustes de compressão de som. Para isso, em Movie Settings, marque o caixinha ao lado de Sound (caso esteja desabilitada). Você verá a janela Sound Settings (fig.6).


    fig.6

    No menu Compressor, existem várias opções, mas, para nosso caso, a melhor é a QDesign Music 2, por ser compatível com versões anteriores do QuickTime, e também por poder proporcionar som de boa compressão, sem degradar demais a qualidade do áudio. Tudo depende, obviamente, de como as opções são ajustadas. Se o som for importante para o filme (um videoclipe, por exemplo), é legal usar os seguintes ajustes:
    Rate: 44,100 kHz/Size: 16 bits/Use: Stereo

    Caso o vídeo tenha pouca música e pouco diálogo, experimente mudar o Rate para 20,050 kHz ou menos e optar pelo som Mono. Por outro lado, você pode selecionar a opção None no menu Compressor, se quiser que o áudio não sofra qualquer tipo de compressão. Clicando no botão Options, você ainda pode determinar o bit rate da compressão, sendo que quanto maior o valor, melhor a qualidade, do mesmo modo que acontece com arquivos de MP3. Comece com 24 kbits/s. Se achar que o resultado não ficou bom, aumente o valor até encontrar um resultado que lhe agrade. Porém, esqueça que isso acabará aumentando o tamanho do documento final. Terminados os ajustes de som, clique OK. Para terminar, clique OK novamente na janela Movie Settings e mande salvar o filme codificado em algum lugar do seu disco rígido.

    É isso aí. Compressão de vídeo é como cozinhar: exige muita prática, muita tentativa e erro e um bom olhômetro para ver quando um ajuste fica melhor que o outro. Tudo parece (e, pensando bem, realmente é) meio complicado, pois no frigir dos ovos, todos os parâmetros descritos aqui acabam influenciando positiva ou negativamente o filme codificado. O negócio é testar. Com um pouquinho de dedicação e paciência você chega lá.

    DICA

    Para ajudar você a descobrir o valor de data rate ideal para a compressão de um determinado filme, existe uma fórmula para calcular esse valor em função do espaço em disco que o arquivo final ocupará:
    Espaço em disco (KB) ÷ duração do filme (em segundos) = KB/s do filme final
    1 MB = 1024 KB; 1 minuto = 60 segundos

    Na prática, se o filme tem 20 minutos e você quer que ele ocupe 700 MB (espaço de um CD) a conta fica assim:
    716800 ÷ 1200 = 597,3 KB/s



    fig.7

    Economize Tempo

    Dependendo da duração do filme, o processo de codificação/compressão pode demorar de poucos minutos a mais de uma hora. Para não ter que esperar um tempão e descobrir que o resultado ficou aquém do desejado, você pode testar o codec e os ajustes de compressão utilizando apenas um pequeno trecho do material, abrindo o vídeo no QuickTime Pro (se você editou o filme no iMovie 3, abra o arquivo .mov encontrado na pasta que contém o projeto em que o filme foi editado). Feito isso, ao lado do indicador de tempo e logo abaixo da linha do tempo (timeline), você verá dois pequenos triângulos (fig.7). Clicando neles e arrastando-os para os lados, você poderá selecionar um trecho específico do filme (de preferência, escolha uma cena com mais ação) ou com transição de imagens de 15 a 30 segundos, por exemplo. Em seguida, tecle Command-V para copiar a parte selecionada, Command-N para cria um novo documento e Command-C para colar o trecho no arquivo recém-criado. Por segurança, salve o novo documento.

    Pronto: agora teste à vontade as dicas de compressão que demos neste texto. Quando achar que chegou a um bom resultado, aplique os mesmos ajustes ao filme inteiro. O resultado talvez não seja exatamente o que você quer, mas já estará quase lá.



    Márcio Nigro
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