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Bê-a-bá Os segredos da Netiqueta

Os segredos da Netiqueta

A refinada arte de se portar bem no mundo digital

Imagine-se recebendo por dia uma média de 400 emails. Até aí, tudo bem. Usuários de longa data estão acostumados com essa quantidade de mensagens. Agora, imagine se tudo isso for um monte de porcarias sem importância. Spams de software pirata, propagandas de sites pornôs com imagens que não dá pra abrir na frente da mãe, poesias de auto-ajuda animadas em PowerPoint, cartões de aniversário em Flash enviados a você por engano, pedidos de caridade para crianças sem pernas e com elefantíase em todo o corpo, piadinhas que você já leu 142 vezes antes, listas de diferenças "engraçadas" entre homens e mulheres etc. É de tirar a sanidade mental de qualquer um que tente ler esse mundaréu.

Daí a relevância do que vamos comentar neste Bê-A-Bá: a Netiqueta (versão aportuguesada de Netiquette). Como o nome deixa claro, Netiqueta é um conjunto de normas de educação para uma convivência amistosa e civilizada entre o povo da Internet, como ocorre em qualquer outra relação social. Não, não se trata de frescuras como comer com vinte talheres (sempre comece pelos de fora!). É feito para impedir que o email e o chat se tornem apenas uma ferramenta de comunicação de baboseiras. Essas regras não são oficiais, apenas uma convenção. Se você não quiser segui-las, o problema é seu. Mas que você não vai ser bem visto entre os mais experientes, isso vai.

Além de páginas Web, na Internet existem dois outros importantes serviços de troca de informações: o email e o chat. Eles são usados para uma infinidade de situações, desde calorosas e melosas trocas de mensagens com a namorada até complexas discussões científicas.

Email entre pares

As regras quando se envia um email para um amigo ou para só uma pessoa são mais flexíveis. No entanto, o que vale para esse tipo de mensagem vale para as listas de discussão e chats. Seguindo algumas dessas normas, você pelo menos já não será visto como mal-educado.

  • Tenha bom senso: esse é o primeiro mandamento. Pense como seria no mínimo desagradável, receber um email malfeito, quando escrever um.
  • Evite escrever tudo em CAIXA ALTA: faça como na escrita normal – alterne maiúsculas com minúsculas. Na Internet, o texto em caixa alta significa que você está babando e gritando. Além disso, é mais difícil ler uma frase inteiramente em maiúsculas. Use palavras em caixa alta apenas em títulos ou para dar ênfase. Mas, de preferência, use _sublinhado_ ou *asteriscos*.
  • Sempre preencha o campo de assunto (subject): assim, a sua mensagem tem maior possibilidade de ser lida. Nunca use acento no Subject, mesmo assassinando o português. Assim você não corre o risco de sua mesagem chegar com título como "Al=?ISO-8859-1? Voc=?ISO-8859-1?B?!" devido a problemas em servidores que não entendem caracteres acentuados.
  • Faça uma assinatura (conhecida como sig) sucinta. Elas são legais, mas quando muito grandes, deixam o email poluído. Certo hacker famoso disse que "o prestígio de alguém numa lista de discussão costuma ser inversamente proporcional ao tamanho de sua sig". Use no máximo umas quatro linhas.
  • Em hipótese alguma use as famigeradas respostas automáticas: a grande vantagem do email é que ele é assíncrono, você não precisa responder imediatamente e nem quem mandou espera uma resposta imediata. E se ele estiver esperando uma resposta urgente, vai ser bem desagradável abrir a mensagem só pra saber que você foi almoçar e responde assim que voltar.
  • Email em HTML, nunca. Mensagens no formato HTML demoram mais para abrir, ocupam mais espaço no disco e alguns programas não conseguem mostrá-las ou mostram porcamente. Resultado: sua mensagem, que era o mais importante, foi perdida. Quer mandar uma página para alguém? Mande o link.
  • Quando for enviar um mesmo email para diversas pessoas, coloque-as sempre no campo CCO, "cópia carbono oculta" (BCC ou blind carbon copy em inglês). Assim, cada destinatário não verá os endereços dos demais.
  • Não repasse correntes. Acredite: você não vai ajudar uma menina de seis anos com câncer passando um email para frente – mesmo porque a menina nem existe e esse email é um trote. E abaixo-assinados por mail não servem para nada, pois nunca há ninguém para rastrear e reunir os nomes.
  • Mensagens de uma pessoa a outra são sigilosas. Nunca, jamais repita o que os outros disseram a você em particular sem prévia autorização.
  • Use arquivos anexados (attached files) com cautela: só mande um arquivo anexado quando te pedirem. Ainda há muita gente usando conexão discada que pode ter sua tinha entupida por uma piadinha em Flash.
  • Responda todos os emails pessoais: às vezes isso é impossível, mas quando der, faça-o. Demonstra atenção e cordialidade de sua parte. E mais: nunca se esqueça de agradecer quando alguém lhe ajuda.
  • Não mate o português: algumas abreviações e gírias são muito bem aceitáveis como "vc", "pq" ou "te+". A falta de acentos quando não compromete também não faz mal. Agora, usar "naum" em vez de "não" já é forçar a barra. Erros grotescos de português também. Se você cabulou muita aula ou comeu pouco feijão quando era criança, use um corretor ortográfico. Demos uma lista deles na Macmania 94. Não tem desculpa.

    Listas de discussão

    Em geral, cada grupo tem regras próprias. Fora as muito específicas, a maioria das normas são bem parecidas. Quando se envia um email para uma lista, o cuidado deve ser um pouco maior. Afinal, mais pessoas o receberão, e muitas delas você nunca viu pessoalmente.

  • Leia e guarde o email de boas-vindas: ele contém informações importantes sobre a lista como, por exemplo, como desativar a assinatura ou o link do site do grupo.
  • Evite emails fora de tópico: em geral, as listas são por assuntos específicos. Nem todos vão querer ler a sua mensagem sobre Macintosh numa lista sobre cogumelos vermelhos alucinógenos do Acre. Quando for inevitável, acrescente Off Topic ou OT no campo de assunto, antes do título.
  • Responda apenas para acrescentar algo: não escreva um email dizendo só "eu também", "concordo" ou "legal". Você pode mandar essa mensagem direto para a pessoa e não para a lista.
  • Agradeça diretamente a quem o ajudou: não mande o email para a lista. O pessoal não precisa ficar lendo rasgação de seda entre os membros.
  • Não brigue em público. Reza a boa educação não brigar (no jargão, "trocar flames"). Mas se for inevitável, não continue o pau na lista: faça-o em PVT (abreviação de private ou "privativo"). Mesmo que a galera seja sedenta de sangue. Você pode apanhar também, e ainda vai "queimar o filme", pois nessas guerras nunca um só dos dois lados tem toda a razão.
  • Se for novato, fique quieto: ao entrar na lista, fique alguns dias sem falar, apenas lendo os emails (atitude chamada de lurking ou "à espreita"). Assim você conhece melhor como funciona a lista e evita dizer besteiras.
  • Não mande mensagens de "teste" para a lista.
  • Leia o FAQ: as listas mais técnicas geralmente têm um FAQ (frequently asked questions ou "perguntas mais frequentes"), manual ou histórico. Procure lê-los antes de fazer uma pergunta. Os "dinossauros" da lista estão cansados de responder pela milésima vez à mesma questão.
  • Nunca envie anexos (attachments): mande o link de um site que tenha o mesmo arquivo ou ofereça-o para quem quiser receber em PVT.
  • Seja claro e breve: email não é carta, é conversa. Quanto maior a mensagem, menor a chance de ela ser lida.
  • Reduza o texto na resposta (reply): deixe só as partes necessárias da mensagem anterior para que o texto continue inteligível. É importante também deixar especificado quem foi o autor.
    Ninguém é obrigado a ler o mesmo texto duas vezes. A resposta deve ficar embaixo do texto original (mesmo com o Mail do OS X teimando em mudar isso). É mais elegante responder por tópico, logo abaixo de cada parágrafo. Mas tenha sempre em mente que a resposta deve ficar clara para todos da lista.
  • Não banque o sabichão: passar um sermão em alguém por um erro de português ou de Netiqueta é igualmente falta de educação. Ensine dando o exemplo do procedimento correto.
  • Se sua mensagem demorar para chegar, não envie o mesmo email duas vezes. Listas grandes ou com moderador podem sofrer atrasos.
  • Não saia distribuindo os emails da lista. Principalmente em listas de empresas, nunca mande textos ou endereços de pessoas para gente de fora sem antes pedir permissão.
  • Congele a assinatura ou coloque-a no modo digest (em que todas as mensagens do dia são reunidas em uma só) quando ficar fora por uma semana ou mais. Isso evita que a caixa de correio fique superlotada e as suas mensagens retornem automaticamente para a lista.
  • Uma dica é criar filtros para separar as mensagens por pastas: assim, você evita de se confundir e responder o email de uma lista em outra.

    Bate-papo

    O funcionamento e as regras de cordialidade no chat (ou bate-papo, como preferir) são muito parecidos com os dos emails. O que já falamos para o email vale para chat e mensageiros eletrônicos. Só algumas diferenças básicas:

  • Não passe os números de contato do ICQ dos outros sem autorização.
  • Evite repetir a mesma mensagem nas salas de chat. Essa repetição pentelha é chamada de flood. Se você mandar vinte vezes seguidas que mora no Amapá e se chama Antônio, será expulso da sala.
  • Não faça propaganda: é chato, além de atrapalhar a conversa alheia.
  • Não peça para ser operador: isso é considerado falta grave. Um operador não pede, ele é convidado. Exige-se dele tempo e conhecimento. Não é para qualquer um.

    Essas são as regras básicas. Isso não quer dizer que sejam universais e precisem ser seguidas à risca. O melhor é usar bom senso, se você não quiser passar na Internet por um bárbaro descabelado.

    Daniel Roncaglia
    Levanta o dedo mindinho quando toma café na xicrinha.



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