Home Page





Pergunte aos Pros




Macmania
Bê-a-bá Fontes Sem Problemas

Fontes Sem Problemas

A Internet é o local ideal para procurar softwares para Mac

Tire Suas Dúvidas Sobre Fontes No Mac OS X

Fontes. Todo texto tem um ou vários tipos (sem trocadilho) diferentes. Elas são um dos alicerces onde está fundamentada a editoração eletrônica. E, mesmo depois de tanto tempo e com tanta importância, ainda são motivo para dúvidas entre os macmaníacos mais experientes e também os pokaprátikas.

Que tipo é esse?

Os padrões de fontes hoje usados no Mac OS X são os seguintes:

  • PostScript - Criado pela Adobe nos anos 80, é o mais conhecido na nossa plataforma. As fontes são compostas por dois arquivos: um para visualização na tela (bitmap) e outro que vai para a impressora (outline). Os dois precisam estar instalados juntos para funcionarem corretamente.
  • TrueType - Formato criado em conjunto pela Apple e Microsoft para driblar os custos (caríssimos) de licenciamento do padrão PostScript. Existem dois tipos distintos, o "de PC" (com extensão TTF) e o "de Mac". Antigamente, as fontes TTF de PC não funcionavam no Mac e vice-versa. Mas o OS X aceita qualquer fonte TTF de Windows. Os PCs ainda não conseguem usar TrueType de Mac sem conversão.
  • OpenType - Padrão criado pela Microsoft e Adobe, combinando características dos dois anteriores. É multiplataforma: os mesmos arquivos funcionam no Mac e no Windows. Ainda não decolou; só as duas empresas criadoras apostam no seu sucesso.
  • dFont - É o formato nativo de fontes do Mac OS X. Não funciona no sistema clássico. Por isso, nem tente pegar a linda fonte Zapfino para usar no OS 9.

    A Volta da Multiple Master

    As fontes Multiple Master (PostScript) até o Jaguar não funcionavam; apenas em alguns programas da Adobe (elas precisavam ser copiadas para a pasta Fonts do aplicativo). No 10.2, as Multiple Masters retornaram com força total.

    No Mac OS X, parece que as dúvidas sobre fontes aumentaram numa proporção gigantesca: onde eu coloco as fontes? Cadê o ATM? Posso usar fontes de PC?
    Bem, como não gostamos de deixar ninguém sem resposta, vamos ao definitivo Bê-A-Bá sobre fontes no OS X.

    A Multiplicação Das Pastas

    Vamos direto ao que interessa: como gerenciar (isto é, instalar e desinstalar) fontes no Mac OS X. No sistema clássico, havia uma pasta Fontes única dentro da Pasta do Sistema (System Folder). Para instalar uma fonte, bastava arrastar os arquivos para lá e pronto. No OS X, a coisa muda um pouco: são, no mínimo, cinco pastas diferentes para armazenar fontes, e isso com apenas um usuário. Pois é: sistema multiusuário baseado no Unix é assim mesmo. Vamos ver quais são essas pastas e para que servem.

    Sua Pasta De Usuário
    ~/Biblioteca/Fonts (~/Library/Fonts)

    Essa pasta é só sua. Ninguém além de você pode mexer, instalar e usar as fontes guardadas aqui. Qualquer outro usuário não poderá acessar as fontes armazenadas na sua pasta de usuário. Para falar a verdade, ninguém, além de você, saberá da existência delas.

    Pasta principal
    /Biblioteca/Fonts (/Library/Fonts)

    Essa equivale à antiga pasta Fontes do sistema clássico. Qualquer fonte nessa pasta estará disponível para todos os usuários do Mac. Porém, apenas quem tiver senha de administrador poderá instalar e desinstalar fontes.

    Fontes De Rede
    /Rede/Biblioteca/Fonts (/Network/Library/Fonts)

    Sem muito rodeio, são as fontes compartilhadas numa rede corporativa. Se você trabalha num ambiente desses, pode acessar fontes armazenadas em outro Mac e que podem ser "assassinadas" por cada um. Usuários domésticos nem precisam saber que isso existe.

    Fontes Do Sistema
    /Sistema/Biblioteca/Fonts (/System/Library/Fonts)

    Essa pasta contém as fontes essenciais para o funcionamento do seu Mac, como as fontes de menu e caixas de diálogo. Você pode ver e utilizar essas fontes, mas não deve mexer aqui, por um bom motivo: seu Mac pode travar feio. Apenas o super-usuário (root) tem acesso a esses arquivos, e até ele sabe que não deve por a mão nessa cumbuca.

    Fontes Do Mac OS 9
    /Pasta do Sistema/Fontes
    (/System Folder/Fonts)

    São as fontes usadas no sistema OS 9 e no ambiente Classic. O Mac OS X reconhece automaticamente qualquer fonte instalada nessa pasta.

    Numa análise simples, para usar fontes nos programas do OS X você tem duas opções básicas: instalar tudo na sua pasta de fontes de usuário ou deixar de ser egoísta e instalar as fontes na pasta principal. É só isso, nada mais. Pegue o arquivo da fonte, arraste para a pasta escolhida e pronto! Acabou. Para desinstalar, basta tirar da pasta. É isso aí.

    Diferentemente do OS clássico, não há um limite para a quantidade de fontes abertas simultaneamente (na verdade existe sim, mas ele é tão alto que não há com o que se preocupar). Uma coisa que não mudou na transição do OS 9 para o OS X é que as fontes recém-instaladas só estarão disponíveis para um programa logo depois de fechá-lo e abri-lo.

    Embora seja tão simples assim, esse sistema não é o melhor para quem usa uma quantidade gigantesca de fontes diferentes todos os dias. Não dá para "ligar" e "desligar" uma fonte sem ter que passar pelo processo de instalação e desinstalação. Para esses casos, o melhor é usar o programa Suitcase 10, da Extensis. Ele permite instalar fontes sem ter que colocar os arquivos numa pasta específica (as fontes podem ficar guardadas em qualquer lugar do HD), com a vantagem de que elas não precisam ficar ativas o tempo todo.

    Escolhendo Fontes

    O Mac OS X ampliou bastante o universo de fontes que podem ser usadas. Agora, além das fontes PostScript e TrueType de Mac, o OS X reconhece as TrueType de PC e as novíssimas OpenType, além de um outro padrão, o .dFont (que só funciona no Mac OS X). Ou seja, qualquer tipo conhecido de fonte vale no OS X.

    E o melhor: o sistema de suavização (anti-aliasing) do OS X garante perfeita visualização da fonte na tela e também a impressão do texto em qualquer tamanho. Chega de fonte serrilhada!

    Os programas "carbonizados" (que foram adaptados para funcionar no OS X e no clássico) gerenciam as fontes como antigamente, geralmente apresentando um menu com o nome de cada uma. Já os aplicativos Cocoa (escritos diretamente para o OS X) podem usar um recurso muito interessante: o Painel de Fontes. Exemplo: no Editor de Texto (TextEdit), selecionando o menu Formato > Fonte > Mostrar Fonte (Format > Font > Show Fonts) [command][T], aparece uma janela dividida em colunas que mostra todas as fontes disponíveis. Basta clicar no nome, escolher o "tipo" (na verdade, variação: regular, negrito, itálico) e o corpo (tamanho). Mais intuitivo, impossível. É possível colocar um controle deslizante no ligar da lista de números: clique no menu pop-up Extras > Editar Tamanhos (Extras > Edit Sizes) e selecionar Lista & Controle (Adjustable Slider).

    Outra vantagem do OS X é a possibilidade de criar "categorias" (coleções) de fontes para facilitar o uso. Por exemplo: "fontes cursivas", "com serifa", "só para Web" etc. Essas coleções aparecem na primeira coluna do painel de fontes. Para criar a sua categoria, no menu pop-up Extras, selecione Editar coleções (Edit Collections) e depois no botão de [+]. Para escolher quais fontes vão aparecer nesta coleção, clique no nome e depois no botão [<<]. Para retirar uma fonte da coleção, clique no botão [>>].


    Programas Que Ajudam

    Uma das vantagens do OS X é não precisar mais do Adobe Type Manager (ATM) para ver as fontes perfeitas na tela, sem serrilhas. Porém, agora é impossível visualizar a fonte antes de instalá-la no sistema, como no Finder clássico.
    Para resolver o problema, recorra a uma das sugestões adiante (todas elas podem ser encontradas e baixadas pelo site VersionTracker, (www.versiontracker.com).

    X Font Info

    Freeware simplezinho que abre qualquer fonte numa janela para visualização. Dá para testar a fonte também, escrevendo um texto e mudando o corpo da amostra. Indispensável para quem vive baixando fontes da Internet e quer ver se vale a pena antes de instalar.

    Granite

    Faz quase a mesma coisa que o X Font Info (exibir amostras das fontes), mas só permite ver fontes instaladas e é shareware (pago).

    X Font Manager

    Shareware que "liga" e "desliga" as fontes já instaladas no sistema (em todas as cinco pastas). Não permite ativar fontes que não estejam previamente instaladas, o que é um demérito. Mas é uma alternativa barata ao Suitcase.

    Suitcase 10

    Programa ideal para quem trabalha com muitas fontes. Permite visualizar fontes não instaladas e ativa as fontes sem a necessidade de mover os arquivos para as pastas do sistema. A versão demo funciona por 30 dias; depois é preciso pagar o registro, que custa US$ 99,95.

    Font Reserve

    Aplicativo que gerencia as fontes e também permite criar conjuntos personalizados de fontes. Traz plug-ins de ativação para Illustrator, InDesign e QuarkXPress. A versão demo não tem limitação de tempo, mas de quantidade de fontes (200). Valor de registro: US$ 89.

    Painel De Fontes Do Mac Os X

    Para ver a aparência das fontes instaladas no OS X 10.2 (Jaguar), utilize qualquer programa que mexa com texto (Editor de Texto, Mail) e abra o painel de fontes ([?][T]). Clique no menu pop-up Extras e escolha a opção Mostrar Pré-Visualização (Show Preview). Para ter acesso a caracteres especiais (símbolos matemáticos, por exemplo), peça Mostrar Caracteres (Show Characters) no mesmo menu. Aparecerá uma palete para a seleção.



  •