Home Page





Pergunte aos Pros



Logo TidBits

Apple atualiza Xserve G5

por Emerson Rezende


A Apple anunciou um upgrade para o servidor 1U Xserve G5 para rack, que agora passa a ser equipado com dois processadores PowerPC G5 de 64 bits de 2.3GHz.

De acordo com a empresa , essa nova configuração proporciona, para cada sistema, um desempenho de mais de 35 gigaflops de processamento e velocidade de front side bus de até 1.15GHz.

Com apenas 4,4 cm de espessura, o Xserve G5 1U permite distribuir uma coleção de até 84 processadores G5 em racks 42U. As unidades de servidor foram desenhadas para se ajustar aos racks-padrão de quatro colunas ou telco, e vêm completos com todo o hardware de montagem necessário — assim como os dutos de ventilação necessários para resfriar o sistema.

"Aprimoramos o melhor servidor 1U da indústria com maior poder de processamento e de armazenagem, cobrando o mesmo preço de sempre", disse Philip Schiller, vice-presidente sênior de marketing mundial de produto da Apple. "O processamento de 64 bits, junto com a já lendária facilidade de uso do Mac OS X Server, fazem do Xserve G5 um produto imbatível nos quesitos preço e gerenciabilidade. Ele permite que os usuários possam conectar um número ilimitado de computadores Mac, Linux ou Windows, sem a necessidade de investimentos em licenças adicionais de software".

A configuração básica (com um único processador PowerPC G5 2.0GHz, mais 1GB de PC3200 ECC RAM, um módulo Apple de 80GB expansível para até 1.2TB, duas portas Ethernet Gigabit integradas (built in), drive Combo DVD-ROM/CD-RW, uma porta DB-9 serial padrão, uma porta FireWire 800 e outra 400, duas portas USB 2.0 e o Mac OS X Server com licença de usuários ilimitados) custa (nos EUA) US$ 2.999 (R$ 7.999).