Home Page





Pergunte aos Pros



Logo TidBits

Apple processa autor desconhecido por vazamento de informações

por Emerson Rezende

Steve Jobs anda às turras com os constantes vazamentos de informações confidenciais sobre novos produtos. A fúria atual é tamanha que a empresa resolveu processar "um indivíduo não identificado" porque ele "disseminou informação confidencial".

A queixa foi registrada na Corte Superior de Santa Clara, Califórnia, semanas antes da conferência anual MacWorld de São Francisco. O documento de sete páginas explica que a Apple "não tem conhecimento dos nomes, nem das atribuições, bem como se (o acusado) é um indivíduo, corporação ou o que quer que seja", mas adiantou que vai adicionar essas informações ao processo assim que descobrir quem andou vazando segredos industriais por aí.

A empresa preferiu não comentar sobre o conteúdo dessas supostas informações secretas e fez uma solicitação à Corte de Santa Clara para que os documentos pertinentes a esse caso não sejam disponibilizados. A única informação palpável que há a respeito disso tudo é que os principais suspeitos de ter receptado os documentos secretos são as dezenas de sites que se dedicam a especular sobre os futuros lançamentos da Apple. A empresa já é famosa por seu implacável departamento jurídico e essa não é a primeira vez que resolve processar alguém antes mesmo de saber quem seja.

Joe Wilcox, analista da consultoria Jupiter Research, acha que a Apple provavelmente queria registrar sua queixa antes mesmo de saber o nome do acusado, por razões estratégicas. A partir do momento em que a companhia parece preferir antecipar eventos para criar expectativa no público e logo em seguida fazer "um auê" (como já é tradição) na MacWorld de janeiro próximo. Essa tal estratégia meio estranha faz bastante sentido. "Tenho certeza que a Apple está correndo atrás dos espiões de uma forma legítima, mas acredito que essa antecipação toda deve servir mais para desencorajar os sites que vivem de rumores a publicar outras histórias baseadas em vazamentos de informação sobre os próximos lançamentos da empresa", explicou Wilcox.