Home Page





Pergunte aos Pros



Logo TidBits

Band Aid 20 é campeão de vendas no iTunes

por Emerson Rezende

Depois que a Apple chegou a uma "decisão salomônica"(*), o single beneficente "Do they know it's Christmas?", do multi-estrelado grupo Band Aid 20, finalmente chegou à iTunes Music Store. Ele já figurava no topo das listas de vendas em todos os sites de música digital e agora foi a vez da Apple contribuir ainda mais para o sucesso desse que é o single de venda mais rápida do ano.

A empresa de Steve Jobs tinha decidido não vender a canção pois não queria quebrar sua política de preços, que é a de vender músicas por até £ 0,79 (R$ 4,13). O single teria que ser vendido a £ 1,49 (R$ 7,80), preço que foi adotado por todas as outras lojas virtuais. O que a Apple propôs foi pagar os £ 0,70 (R$ R$ 3,66) restantes, "do próprio bolso", à entidade responsável pela ação beneficente.

Essa decisão tem causado discussões acaloradas pelo lado das lojas concorrentes, que se dizem prejudicadas pela atitude da Apple. Uns dizem que a ela se esforça pouco pela causa defendida pela Band Aid Charitable Trust , que é a de minimizar o problema da fome no sul do Sudão, um dos países mais pobres da África. Outros já dizem que a empresa abusa de seu poder econômico, já que grande parte da concorrência não tem recursos para adotar a mesma estratégia.

Independente dessa discussão "mercadológica", o importante é saber que a música é um sucesso grandioso, tanto pelos resultados comerciais quanto filantrópicos. "Do they know it's Christmas", segundo representantes da indústria fonográfica, é o 998º single a liderar as paradas britânicas, além de ser o oitavo mais baixado nessa semana.

(*) Para quem não sabe, Salomão foi um rei bíblico, famoso por sua sabedoria, que decidiu cortar uma criança ao meio para saber qual das duas mulheres que afirmavam ser mães dela era a verdadeira progenitora. O final foi o mais feliz possível, podem acreditar...