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iPod faz Apple vender mais Macs

por Emerson Rezende

Steve Jobs não anda com muitos motivos para reclamar da vida. Também pudera: dois dias depois da inauguração de sua primeira loja em terras européias, a Apple anunciou que suas ações sofreram valorização
de 16% na bolsa de empresas tecnológicas Nasdaq, em Nova Iorque.

Comecemos pela nova Apple Store européia. Inaugurada no dia 20 de novembro, ela fica na Regent Street, no West End de Londres, uma das regiões mais movimentadas e sofisticadas da capital britânica. Durante uma entrevista coletiva, o vice-presidente de varejo da Apple, Ron Johnson, afirmou que essa é a primeira de três lojas que deverão ser abertas na Inglaterra nos
próximos meses. “Temos planos para expandir nossas operações varejistas em outros países da Europa em 2005”, contou.

Com mais de 90 pontos de venda nos EUA (em sua maioria localizados longe dos grandes centros populacionais),a Europa seria a opção mais atraente para os anseios vendedores da Apple. Há ainda boatos de que o Canadá
também seria o próximo destino das Apple Stores. Mas só o tempo dirá se isso realmente é verdade.

E a maré de boas notícias parece que não deve diminuir tão cedo. O iPod tem rendido verdadeiros milagres financeiros para a Apple que, até não muito tempo andava meio que mal das pernas, quando enfrentava quedas sucessivas nas vendas. O ultimo deles foi a surpreendente valorização das ações da Apple na Nasdaq, a bolsa de valores das empresas de base tecnológica. Na segunda-feira (22/11) foi registrado um aumento de 12% no valor facial dos papéis da empresa: de US$ 61,78 para US$ 64 (de R$ 170,94 a R$ 177,08). Esse é o maior preço alcançado pelas ações desde setembro de 2000, o que também aumentou a projeção futura de Wall Street. A maioria dos analistas aposta que o preço desses papéis pode até dobrar nos próximos meses.

Outro milagre: uma pesquisa conduzida pela própria Apple feita junto a 200 proprietários de iPod descobriu que 6% deles eram usuários de PCs que
compraram computadores Macintosh depois de terem adquirido o tocador de MP3. E outros 7% afirmaram que fazer o mesmo nos próximos 12 meses. “A
popularidade alcançada pelo iPod está resgatando a Apple de volta para o mercado de computadores”, disse Gene Munster, analista da consultoria Piper Jaffray.