Home Page





Pergunte aos Pros



Logo TidBits

Apple não quer mais saber do iPod Download

por Emerson Rezende (colaborou - Sérgio Miranda)

Uma decisão jurídica da Apple obrigou Sylvian Demongeot, criador do iPod Download, a não mais distribuir seu programa, fazendo com que a última versão do iTunes (a 4.7) não mais contasse com esse recurso (para tristeza da comunidade Mac).

O iPodDownload era um plug-in que criava uma "imagem" do iPod no iTunes. Dali era possível arrastar uma playlist ou mesmo uma única música diretamente para a library do iTunes. Em seguida, o próprio iTunes copiava a música do iPod para a sua pasta Music.
Tudo muito simples, como sempre deve ser o Mac.

Além de ter retirado o plugin do iTunes, os advogados da Apple solicitaram que Demongeot que ele não mais distribuísse o programa por meio de seu website, nem por outros como o MacUpdate ou Version Tracker.

A Apple, por meio de seus advogados, entrou em contato com a prohosting.com, empresa que hospeda o site de Demongeot e disse que "tem conhecimento de que o código do iTunes está sendo utilizado sem autorizaçãoo por um software chamado iPod Download 1.0". Em seguida, soltou a ameaça: "vocês têm 24 horas para remover todos os links e arquivos relativos ao programa ou sua conta será fechada por ter violado nossa política de uso aceitável (Acceptable Use Policy)".

Segundo Demengeot, seu site foi "seqüestrado" por uma hora e só foi desbloqueado depois de concordar em assinar um termo de responsabilidade em que constava a retirada de seu programa do ar. O programador, que agora oferece o download gratuito do iPod Download, escreveu em seu site: "ainda estou esperando por uma explicação sobre o que exatamente o iPod Download violou (eles nunca entraram em contato comigo!)". Nessa mesma página, ele ensina, passo-a-passo, como desinstalar o seu software.

Por parte da Apple, não foi divulgada qualquer justificativa sobre porque seria melhor reduzir as funções do iPod, mas somente que o iPod Download "quebrou termos de compatibilidade com seus computadores e assessórios", o que inclui o iPod.

De qualquer forma, além de não utilizar o iTunes 4.7, os usuários podem utilizar outros softwares de sincronização de iPods e Macs para não ficarem na mão por causa dessa pendenga judicial. Alguns exemplos: iPod Viewer 2.0, Escape Pod 1.0, Xpod 1.3.6, Robs iPod Exporter 1.0, só para mencionar os freewares, são programas que têm a mesma função.

Mas se a ocasião é de emergência total, há ainda uma alternativa para tirar seus MP3 do iPod e jogá-los em um PC (e vice-versa). Para tanto, é só baixar o ephpod.