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iPod faz a Apple querer virar Sony

Por Emerson Rezende

Uma das maiores revoluções mercadológicas se desencadeou na Apple nos últimos anos. Depois da estrondosa performance de vendas do iPod durante o quarto período fiscal da Apple Computer - que terminou no dia 30 de setembro de 2004 - muitas coisas podem mudar na empresa da maçã.

Afinal, boa parte do aumento dos lucros da Apple se devem às vendas do iPod, juntamente com sua linha de equipamentos portáteis. Para se ter uma idéia, o MP3 player rendeu à firma de Steve Jobs a "bagatela" de US$537 milhões (mais de R$1,5 bilhão), ou seja, cerca de 23% do lucro total da empresa, superando suas linhas de produtos voltadas para os mercados educacionais e para o consumidor em geral - nesse caso, os microcomputadores MacIntosh.

O número de iPods vendidos em 2004 - exatas 2.016.000 unidades - foi quase o cinco vezes mais do que foi vendido um ano antes. Já os Macs não venderam tanto esse ano: somente 836 mil unidades em todo o mundo. Agora, se somarmos todos os negócios relacionados ao iTunes Music Store da Apple, eles correspondem a 27% do faturamento da empresa, o que corresponde a um crescimento de 370% em relação a 2003.

A empolgação dos diretores da Apple com seu "caçula" é tamanha que eles tiveram que ceder à tentação de "colar" pelo menos um de seus produtos à imagem bem sucedida do iPod. Foi o que aconteceu com o iMac G5: um micro que desfruta do já consagrado design da Apple, só que com uma forte tendência a ser um desktop que funciona como central de entretenimento e multimídia, ou seja, um iPod tamanho-família com um belo monitor LCD.

A empresa credita esse forte desempenho a diversos fatores como o lançamento do iPod Mini, o lançamento da quarta geração do iPod, o aumento no número de canais de vendas para o produto e fato de terem conseguido mais fornecedores de componentes considerados críticos para a fabricação do aparelho. O resultado disso? A Apple domina nada menos do que 61% do mercado de tocadores portáteis de MP3, de acordo com a consultoria norte-americana NPD Group, além de ter tornado as marcas iPod e iTunes sinônimos de MP3 players e músicas "baixáveis" pela internet, respectivamente.

E, ao que tudo indica, a internet se revelou outra "galinha dos ovos de
ouro" para a Apple. Em 2004, o faturamento da empresa com produtos ligados à grande rede simplesmente dobrou: dos US$2,35 bilhões (R$5,72 bilhões) faturados nesse ano, US$106 milhões (R$303 milhões) vieram desse mercado, enquanto que em 2003, dos US$1,72 bilhões que faturou (R$2,86 bilhões), US$44 milhões (R$126 milhões) se originaram do mesmo lugar.

Segundo Peter Oppenheimer, CFO da Apple, a expectativa da empresa é atingir até dezembro um faturamento de US$2,9 bilhões (R$5,72 bilhões).