Home Page





Pergunte aos Pros



Logo TidBits

Transitive inventa emulador universal

A Transitive Corp., empresa de Los Gatos, Califórnia, afirma ter desenvolvido um emulador universal que permite que programas de uma plataforma sejam rodados em outra com a mesma performance, um dos maiores desafios e desejos da computação moderna.
Bob Wiederhold, CEO da Transitive, afirmou que o QuickTransit "abre um mundo de possibilidades, antes limitadas pelo software estar amarrado a um processador particular". Por exemplo, é possível com o programa fazer o próximo Xbox (que terá um chip G5) rodar a primeira versão do software para Xbox (que tem chip Intel). Em demonstrações para a imprensa uma versão para Linux do jogo "Quake III" tem sido rodada em um PowerBook. O software, que se roda automaticamente assim que uma aplicação "alienígena" é acionada, começou a ser desenvolvido na Universidade de Manchester, no Reino Unido, por Alasdair Rawsthorne.
Foram lançadas versões do QuickTransit para chips Itanium, Opteron, x86 e Power/PowerPC, na tentativa de abocanhar parte do mercado de servidores e mainframes, mas a Transitive quer em breve ir atrás dos consumidores domésticos. A empresa afirmou já ter seis fabricantes de PC como seus clientes, mas não disse ainda seus nomes.
Existem vários emuladores no mercado – como o Virtual PC da Microsoft - mas nenhum simula múltiplos processadores e sistemas operacionais. Uma das chaves}para o funcionamento do QuickTransit é uma "representação intermediária" que permite ao programa traduzir blocos de códigos de uma plataforma para outra – em vez de enviar linha por linha. Além disso, ele identifica e armazena os códigos mais comumente executados para agilizar o processamento.
"É como um tradutor versus um intérprete," disse o engenheiro-chefe Frank Weidel. "Em vez de trabalhar em cada pedaço de código, o QuickTransit traduz uma sentença ou um parágrafo, de cada vez". O que, segundo ele, faz com que os aplicativos "traduzidos" às vezes rodem até mais rápido que nas plataformas originais. Não há ainda data de lançamento ou preço estimado para o programa.