Home Page





Pergunte aos Pros



Logo TidBits

Briga dos Beatles com a Apple pode estar no fim

Por Hector Lima

Pode estar chegando a fim a batalha judicial da Apple Corp. (dos Beatles) contra a Apple Computers (de Steve Jobs). Um boato de um acordo extra-tribunal entre as duas empresas está circulando há alguns dias.

O boato dá conta que a Apple Computer terá de desembolsar uma soma gigantesca aos remanescentes dos "Fab Four" de Liverpool para que seja retirado o processo sobre o uso do nome Apple na promoção da loja iTunes. "Os números do acordo são de entortar a cabeça," teria dito um advogado não-identificado à revista "Variety".

A Apple Corp se deu bem nas duas vezes em que processou a Apple Computers. pelo uso do nome no mercado musical. Steve Jobs prometeu, ao fim primeiro processo no começo dos anos 80, não ter negócios na área musical. A Apple teve que reiterar a promessa no fim da mesma década e ainda pagar US$ 26.5 milhões aos então "Fab Three" por ter inventado o QuickTime e dado início à tal da multimídia.

A empresa responsável pelos negócios ligados aos Beatles alega agora que a iTunes Music Store é uma quebra do acordo anterior. Representantes de Steve Jobs disseram que a loja do iTunes está além das restrições impostas pelo tal acordo, até pelo uso deste nome ao invés de "Apple". A versão européia da loja, por exemplo, é controlada pela "iTunes SArL", registrada em Luxemburgo por questões fiscais, mas de controle total da Apple Comp.

O novo boato também dá conta que, como parte do acordo, Paul McCartney ganharia uma cadeira entre os diretores da Apple Computers - ou uma grande fatia de suas ações. O acordo, se acontecer, deixaria o caminho aberto para Ringo e Paul licenciarem as músicas dos Beatles para a venda pelo iTunes, já que eles ainda não fecharam com nenhum serviço de venda online. Isso se os "Fab Two" não acharem que vender música da Apple pela Apple é misturar demais as coisas.